A Justiça determinou o retorno imediato dos 20 detentos que haviam sido transferidos de Manaus, na segunda-feira (9), para a Unidade Prisional de Itacoatiara, 270 Km da capital.

tacoatiar
Imagens TV Amazonas

Após constatar a falta de segurança na Unidade de Itacoatiara 0 poder judiciário voltou atrás, pois  os presos transferidos continuavam ameaçados de morte, desta vez pelos presos de Itacoatiara. O governo não informou para qual unidade eles serão levados.

Entenda o caso: No início do ano, este grupo de detentos estava no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) quando 56 presos foram assassinados após uma rebelião que ocorreu entre domingo (1º) e segunda (2). Depois, eles foram levados para a Cadeia Vidal Pessoa, reaberta para a acomodação de presos ameaçados de morte pela facção criminosa Família do Norte (FDN), apontada como responsável pela chacina no Compaj. Mesmo lá os detentos não estavam seguros, tendo em vista que uma outra rebelião  ocorreu na Cadeia Vidal Pessoa no domingo (8) deixando quatro presos mortos e sete feridos.

O Tribunal de Justiça do Amazonas informou a que a decisão do retorno dos detentos a Manaus foi discutida com os órgãos da Segurança Pública, com a presidência do TJAM e com o Juízo da Comarca da capital que havia inicialmente autorizado a transferência dos presos.

Lista de presos transferidos:
Aclenilson da Silva Maximiniano
Alindo Rabelo de Sena
Andersos Ike Marques Araújo
Cláudio Pinto de Araújo
Eder Mota Miranda
Elfran Torres dos Santos
Fabiano Pereira da Silva
Franklin da Silva Conceição
Igor Fernando da Silva Ribeiro
Ítalo Gutembergue Macedo Ferreira
Janilson Montonteiro da Frota
Jenivaldo Henrique Andrade
José Felipe Barbosa Pinto
Lisomar Tose da Silva
Marlon da Costa Queiroz
Michel Bruno Rodrigues Oliveira
Raimundo Souza Matias
Renan Hatry da Cruz Silva
Samuel da Silva Mendes
Thiago dos Santos Nascimento

COMPARTILHAR