Parte das comemorações pelos 350 anos de Manaus, prefeito Arthur Virgílio entrega 20ª creche à população

Facebook
Twitter
WhatsApp
Foto – Mário Oliveira / Semcom

 

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, entregou nesta quarta-feira, 23/10, a creche municipal Professora Maria da Anunciação Noronha Pinto, localizada na rua Itiquira, no conjunto Oswaldo Frota, Cidade Nova, zona Norte. Com essa, chega a 20 o número de creches mantidas pela Prefeitura de Manaus e é a quarta inaugurada somente este ano. Mais de 52 mil crianças são atendidas pelo município na educação infantil. A solenidade de inauguração contou, ainda, com a presença da primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro e da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.

“Quando eu assumi a gestão, em 2013, Manaus tinha uma creche. Agora, chegamos a 20 e nossa meta é fechar com cerca de 30 até o final deste mandato”, afirmou o prefeito, lembrando do investimento que está sendo feito para construção de complexos escolares para atender crianças em creche, ensino infantil e ensino fundamental, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento e contrapartida da Prefeitura. “Com isso, atenderemos mais de 260 mil crianças”, lembrou.

Arthur disse que as creches, embora tenham o foco no desenvolvimento infantil, também têm um grande papel social destinado às mães, que dessa forma ganham a oportunidade de ir ao mercado de trabalho, despreocupadas com a segurança de suas crianças. “Não podemos esquecer que há um grande problema social que é a violência contra a criança e as creches também contribuem para evitar esse drama, tanto para mãe quanto para as crianças”, pontuou.

 

Foto – Mário Oliveira / Semcom

 

Novas unidades

Além das 20 creches em funcionamento, existem ainda nove creches em processo de construção, todas em área de maior vulnerabilidade social. A prefeitura também está construindo cinco Centros Integrados Municipais de Educação (Cimes) com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto é que as empresas que ganharam os processos de licitação contratem a mão de obra no próprio local, para que os filhos desses operários possam estudar nas escolas construídas pelos pais.

Além de uma excelente estrutura física, as creches ganham destaque com a agenda pedagógica. “É muito importante que todo mundo saiba que a creche é fundamental para o desenvolvimento da criança. Nós temos um programa curricular, que é chamado ‘Vivência e Saberes’, que já virou case no Brasil. Até o Ministério da Educação quer saber como fazemos. Essas crianças que passam por aqui sairão mais preparadas para o processo de alfabetização e o desenvolvimento acadêmico durante toda sua vida”, afirmou a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt. “O nosso resultado não é conseguido com crianças de alto poder aquisitivo. Nosso trabalho é realizado, quase sempre, em áreas de maior vulnerabilidade social”, destacou.

Estrutura

Com capacidade para atender mais de 200 crianças, de um a três anos, a creche municipal Professora Maria da Anunciação Noronha Pinto tem nove salas de aula e contará com mais de 20 profissionais, entre professores, pedagogos, manipuladores de alimentos e gestora. A estrutura abrange, ainda, fraldário, lactário, solário, pátio coberto, refeitório, banheiros comuns e adaptados, área externa, recepção, secretaria, almoxarifado, sala de professores, sala de direção e coordenação, cozinha, despensa, lavanderia, depósito de material de limpeza e depósito de lixo.

A unidade de ensino, assim como as outras 19 creches municipais, irá trabalhar com o currículo escolar “Vivências e Saberes”, que tem o objetivo de facilitar o planejamento anual dessas unidades e está baseado no desenvolvimento de experiências para as crianças. Além disso, com a agenda que cada aluno recebe da prefeitura, familiares e professores mantêm diálogo diário sobre as diversas situações que acontecem dentro e fora da escola.

A creche municipal foi construída a partir da metodologia inovadora, que visa o atendimento das três premissas básicas do processo de implantação e expansão do programa Proinfância: Custo da Construção, Tempo de Execução e Qualidade da Construção.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), seguindo o padrão que vem sendo realizado em todas as creches municipais, fez o plantio de 30 mudas de árvores de espécies frutíferas na área interna da creche e de 400 mudas ornamentais nos jardins da entrada. 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS