Parque Sumaúma recebe mais de 100 estudantes em programação especial do Dia Mundial da Água

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Parque Estadual (Parest) Sumaúma, na zona Norte, realizou nesta sexta-feira, 24, uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Água, instituído no dia 22 de março pela Organização das Nações Unidas (ONU). O parque recebeu mais de 100 alunos das escolas José Carlos Guimarães e Professora Hilda de Azevedo Tribuzy. Eles assistiram a palestras, participaram de circuito ambiental com trilhas e visita ao igarapé do “Goiabinha”, e receberam orientações sobre busca, resgate e salvamento com cães, entre outras atividades.

IMG_5075

A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), gestora da unidade, em parceria com o Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (Bifma) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e Agentes Ambientais Voluntários (AAVs).

A programação foi iniciada por volta das 8h. Um dos destaques que chamou a atenção das crianças foi a exposição do trabalho realizado pela Sema com a Sala de Situação. Ela funciona como um centro de gestão de situações críticas e subsidia a tomada de decisões com base no monitoramento de focos de calor, pluviosidade, nível dos rios, entre outros serviços. Ela foi cedida pela Agência Nacional de Águas (ANA) para dar suporte na prevenção de eventos críticos tais como inundações, secas, tempestades e queimadas. A estrutura foi usada para mostrar a importância do uso consciente da água e seu papel no planeta.

A programação contou ainda com palestras sobre prevenção contra incêndios florestais, preservação da fauna, e demonstração prática de caminhões e equipamentos usados no combate a incêndios florestais e urbanos, pelo Corpo de Bombeiros.

IMG_5042

De acordo com a gestora do parque, Amanda Gomes, apesar da programação ser alusiva ao Dia Mundial da Água, o parque oferece as atividades diariamente para o público em geral. Ela destaca que o parque recebe mensalmente centenas de estudantes das redes pública e privada de educação, além de visitantes que procuram o local para fazer caminhada.

“É sempre uma satisfação receber os visitantes no parque. Temos as visitas agendas de escolas e faculdades devido a grande quantidade de alunos, o que requer planejamento, mas qualquer pessoa que quiser visitar o parque é bem-vinda e não precisa agendar. O parque está de portas abertas para receber a população”, ressaltou.

O Parque Estadual Sumaúma é a única unidade de conservação (UC) do Amazonas localizada em área urbana e foi criado no dia 5 de setembro de 2003, por meio do decreto nº 23.721, com uma área de 52 hectares. Está localizado na rua Bacuri, no bairro Cidade Nova 1, zona Norte, e tem como ponto de referência o banco Bradesco da Cidade Nova, próximo de onde funcionava o antigo Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC Cidade Nova).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS