Home / Em Pauta / Para reduzir filas e melhorar serviço prestado, Defensoria Pública desenvolve novo modelo de atendimento

Para reduzir filas e melhorar serviço prestado, Defensoria Pública desenvolve novo modelo de atendimento

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) está desenvolvendo um novo modelo de atendimento à população, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos assistidos e melhorar a qualidade dos serviços prestados. O trabalho de diagnóstico e revisão do planejamento estratégico da instituição, para o novo desenho do atendimento, iniciou em janeiro deste ano, com a consultoria do Instituto Áquila, especializado em gestão estratégica. O novo modelo começará a ser adotado nas unidades da área de família, que representam mais da metade dos atendimentos da DPE-AM.

IMG_3513-1-e1495139226364-500x333

FOTO: DIVULGAÇÃO/DPE-AM

O planejamento estratégico da Defensoria Pública revisado, que é ponto de partida para a definição e adoção de um novo modelo de atendimento, será apresentado nesta sexta-feira, dia 19 de maio, no seminário “DPE 2020: O futuro se faz agora”, organizado pela Defensoria Pública e o Instituto Áquila. O seminário, destinado a defensores públicos e servidores da DPE-AM, acontece das 8h30 às 17h, no Salão Bossa Nova da Arena da Amazônia, na zona centro-sul de Manaus.

Para o defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, o desenvolvimento de um novo modelo de atendimento é parte do planejamento estratégico da Defensoria Pública para aprimorar o serviço prestado à população. “Estamos buscando tornar a instituição, de fato, reconhecida pela excelência no cumprimento de sua missão, que é prestar orientação e assistência jurídica integral e gratuita aos hipossuficientes e de promover os direitos humanos”, afirmou Rafael Barbosa.

Nos primeiros quatro meses de consultoria do Instituto Áquila, foi realizada uma avaliação da situação atual do processo por meio de visitas aos locais de atendimento; pesquisas com os defensores públicos e servidores e cliente oculto nas unidades (uma pessoa comum visitou as unidades de atendimento e avaliou, de maneira imparcial, os serviços prestados). Também foram realizadas visitas para levantamento das boas práticas nas Defensorias Públicas dos Estados do Rio de Janeiro e Pará e na Defensoria Pública da União (DPU).

Para propor um novo desenho para o processo de atendimento, o defensor público geral, Rafael Barbosa, indicou um grupo de discussão da área de família formado por defensores públicos e servidores, que propôs uma nova versão do processo aderente à visão de futuro prevista no planejamento estratégico.

A partir do desenho atual, a Defensoria Pública realizará um projeto piloto para avaliar a performance do novo processo de gestão e seu impacto no atendimento, além de realizar os ajustes necessários antes da implementação global em toda a instituição.

Maio Verde – O Seminário “DPE 2020: O futuro se faz agora” faz parte da programação do Maio Verde, organizada pela DPE-AM em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública e Dia do Defensor Público, comemorados em 19 de maio. A programação já contou com o seminário “Familia Afetiva”, realizado pela Associação de Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam), com apoio da DPE-AM, e terá uma ação cidadã nos dias 24 e 25 de maio, para atendimentos na área de família no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou. O Teatro Amazonas recebeu, esta semana, iluminação na cor verde em homenagem ao Dia da Defensoria Pública.

Atendimentos área de família – As questões da área de família corresponderam a 54,45% dos atendimentos feitos pela Defensoria Pública no período de janeiro a março de 2017. De acordo com balanço da da instituição, foram realizados 57.890 atendimentos nas unidades da instituição, sendo 31.521 na área de família no primeiro trimestre deste ano. Em 2016, os atendimentos de família representaram 57,76% do total.

As ações de alimentos estão no topo da lista de tipos de atendimentos prestados pela DPE-AM, seguidas das de execução de alimentos, divórcio consensual, guarda de filhos, reconhecimento de união estável pós mortem e ações de tutela.

Sexta Feira, 19 de Maio 2017

Publicidade de Exemplo

About PORTALDOAMAZONAS.COM

Veja Também

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Publicidade de Exemplo