Para quem se empolgou: ” Tudo não passou de um movimento fiasco de rua”

Facebook
Twitter
WhatsApp

 

Ao tentar promover uma grande mobilização contra o governo neste domingo (15), o movimento ” FORA MELO” organizado pelas redes sociais há mais de uma semana, reuniu  cerca de 100 pessoas em frente à Arena da Amazônia em Manaus.

FORA MELO2
Presença de público ficou abaixo do esperado pelos organizadores (Fotos: Antônio Lima- Portal A CRÍTICA)

Com a promessa pelas redes sociais de lotar a Avenida Constantino Nery, o movimento  ‘Vem pra Rua’  organizadores do manifesto “FORA MELO” não contavam com a ausência do povo de Manaus,  a principal avenida da capital do Amazonas virou palco para o encontro de um tímido grupo de pessoas, o trânsito na rua foi desviado e o ato público ocorreu pacificamente.

G1 AM MARCOS DANTAS
PORTAL G1 AM – FOTO : MARCOS DANTAS

Enquanto o pequeno grupo de manifestantes se espalhavam pela grande avenida, alguns fotógrafos e cinegrafistas  tentavam se posicionar, para encontrar um melhor  ângulo na tentativa de mostrar que havia muito mais pessoas de que havia de fato no local. Mas não evitou o constrangimento dos  organizadores do movimento, pelo número de pessoas que não aderiram o ato, ficando na história dos movimentos de Manaus como “MOVIMENTO FIASCO DE RUA”.

d24
PORTAL D24- Foto: Asafe Augusto

O objetivo do protesto é pressionar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a julgar o processo de Melo logo após o recesso, e chamar atenção para últimos acontecimento nos setores de segurança e saúde.Os organizadores já planejam novas mobilizações e esperam que a adesão da população cresça nas próximas ações.

Foi risível a quantidade de pessoas que compareceram ao movimento que estava sendo orquestrado pelo “movimento vem pra rua”, totalmente impulsionado por centenas de compartilhamentos, mas o que aconteceu com o povo? por que esse engajamento somente  foi feito pelas redes sociais? Será que é mais fácil  fazer textão e compartilhar a publicação?  O comodismo do povo do Amazonas foi tão grande que  não conseguiu materializar o virtual? Ou esse povo não existe? são apenas máquinas programadas para viralizar? Tais protestos e mobilização podem ser frutos da articulação de atores de movimentos sociais? Afinal, o que seria dos movimentos sociais se não fosse a rede globo?

Fica a minha  síntese da manifestação  que ocorreu neste  domingo:

A manifestação principal não foi para às ruas de Manaus, ela ficou nas redes sociais . “Ninguém  muda uma situação  sentado diante de um computador.”

 

 

SOCORRO EM PAUTA 1

 

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS