Foto - Lucas Silva

 

As oficinas de artesanato no Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) do bairro São Raimundo têm significado especial para muitas integrantes do Grupo de Mulheres, criado naquela unidade. Todo empenho é para a produção do “Natal no Parque”, e, para isso, as artesãs seguem em ritmo acelerado na confecção de enfeites para a árvore de Natal e peças de artesanato temáticas.

É participando dos encontros na base de atendimento social do parque que a aposentada Cleonice Marques da Silva, 80 anos, combate uma depressão desencadeada há dois anos, após um trauma por presenciar um assalto na antiga casa onde morava. “Isso aqui para ela é uma alegria, uma forma de tirá-la da cama, porque em casa ela só quer ficar deitada. Para outros lugares, se recusa a ir”, disse a confeiteira Neuza Souza da Silva, 55, filha de Cleonice. Mãe e filha são moradoras do entorno no Parque São Raimundo e participam das atividades gratuitas há dois meses.

Para a artesã Jakeline Gomes de Lima, 40, que mora no parque com quatro filhos e dois netos, as programações servem para o aprimoramento de técnicas. “Já produzia artesanato, mas, nas aulas, tenho a oportunidade de aprender novas formas de desempenhar meu trabalho, com materiais diferenciados e novidades que posso aplicar nas peças”, conta ela, que produz sandálias customizadas, pulseiras, brincos, tiaras e outros adereços, e tem no artesanato sua única fonte de renda.

“Quero aprender mais ainda e me esforço muito pra isso”, enfatizou a artesã sobre a oficina que é oferecida pelo Governo do Amazonas, por meio do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

 
Natal no Prosamim – O Parque Residencial São Raimundo (localizado na rua 5 de Setembro, bairro São Raimundo, zona oeste) iniciou a oficina para confecção dos enfeites natalinos na semana passada. Os adornos serão utilizados para a árvore de Natal que será montada no final deste mês.

“Estamos na fase de tirar o molde e fazer a montagem das flores para a árvore. Adereços com motivos natalinos serão feitos e também montaremos um presépio, que será uma surpresa para a comunidade”, antecipou Aldenize Amorim, professora de artesanato da base São Raimundo.

Programação – A atividade faz parte do calendário de ações para a organização do “Natal no Parque”, que, no São Raimundo, será realizado no dia 14 de dezembro, às 18h, com missa de abertura, feira de artesanato, apresentação de coral, música ao vivo e peça de teatro encenada por crianças do Prosamim.

“Os moradores se empenham muito para o Natal, todos os anos. Há uma mobilização intensa para limpeza e ornamentação do parque, gerando o envolvimento e interação de toda a comunidade”, disse a assistente social Lílyan Barroso, responsável pela base de atendimento do São Raimundo.

A oficina para a produção dos enfeites e artesanatos para o Natal será realizada todos os dias da semana em novembro, com exceção das quintas-feiras. “Os materiais utilizados são garrafas pet, E.V.A. e outros, desde que sejam resistentes à sol e chuva, já que a árvore fica na área externa”, concluiu Lílyan.

COMPARTILHAR