Um dos sabores mais gostosos do Amazonas é o tacacá que é uma iguaria típica da região amazônica.
De sabor exótico, ele é muito popular nos estados Amazonas, Acre, Pará, Rondônia e Amapá. Essa delicia é servida em cuias que é muito usado na culinária do Amazonas.
O caldo amarelado é preparado com uma mistura entre o tupuci, que é um caldo, feito a partir da mandioca, camarões, jambu, que é uma folha que causa uma leve sensação de dormência na boca, camarão e goma de tapioca.
Imagens Exclusivas: portaldoamazonas.com – Todos os Direitos Reservados-
O tucupi e a goma são resultados da massa ralada da mandioca que, depois de prensada para fazer farinha, resulta num líquido leitoso-amarelado. Após deixado em repouso, a goma fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi na sua parte superior.
oma-se o tacacá – não se diz comer, nem beber – levando-se os lábios até a cuia, sorvendo em pequenas quantidades o tucupi , misturado com a goma. Utiliza-se um palitinho de madeira para comer o camarão ou o jambu.
ACOMPANHE A RECEITA
Ingredientes
2 litros de tucupi
2 maços de jambu
500g de goma de tapioca
500g de camarão seco
1 cebola em pedaço
5 pimentas de cheiro
1 maço de chicória
Sal a gosto
5 dentes de alho
1 maço de cebolinha picada
Modo de preparo
Coloque o tucupi para ferver, depois de levantar fervura comece a colocar a pimenta de cheiro, a cebola, a chicória, a cebolinha e o alho;
Deixe ferver mais um pouco. Enquanto isso, prepare a goma de mandioca;
Coloque mais ou menos um litro de água numa panela e ponha no fogo. É preciso derreter a goma em um copo com água antes de jogá-la na panela. E só um detalhe: não pode parar de mexer. Em poucos segundos a mistura engrossa e fica nessa consistência liguenta;
Deixe descansando e siga novamente para o caldo do tucuxi;
Desligue o fogo e bata uma parte dele no liquidificador com as verduras todas, depois devolva à panela e misture.
Ao final coloque as folhas de jambu, é servido com os acompanhamentos, como o camarão e a cebola picada.