“Novembro Azul”: Diretoria de Saúde da Aleam faz exames de ultrassonografia

Facebook
Twitter
WhatsApp

A campanha “Novembro Azul”, de Combate ao Câncer de Próstata, desenvolvida pela Diretoria de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) entrou em sua segunda etapa nesta semana, quando começaram a ser feitos os exames de ultrassonografia dos servidores do Parlamento. A expectativa é que entre 250 e 300 homens sejam atendidos até a próxima sexta-feira (4).

423

A campanha, que envolve três fases, é voltada para os servidores ativos e inativos que se cadastraram para receber consultas médicas e realizar a prevenção ao câncer de próstata. O atendimento é feito pela parte da manhã e à tarde, obedecendo um agendamento prévio feito pelos técnicos da diretoria de Saúde da Aleam. Nesta segunda estão sendo realizadas 50 ultrassonografias, nos dois turnos, pelos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Semsa).

A primeira fase consistiu na coleta de sangue para análise do Antígeno Prostático Específico (PSA); na segunda estão sendo realizados os exames de ultrassonografia e a terceira será a consulta com o urologista.

Resultados

O diretor de Saúde da Aleam, Arnoldo Andrade, disse que quando o médico especialista atender o paciente terá informação da função da glândula prostática por meio do PSA, bem como, vai ter noção do tamanho da mesma por meio da ultrassografia. “Diante desses exames, o médico então vai tomar decisão de evoluir para o exame do toque retal, ou não, a fim de investigar a possibilidade ou não de que o paciente venha contrair um câncer de próstata”, frisou.

A expectativa do diretor é fechar o cronograma da campanha até o dia 15 de dezembro com todos os servidores homens que se submeteram à avaliação. “Que o resultado seja o melhor possível”, disse, ressaltando estar havendo uma aceitação maior por parte do público masculino, por conta do tabu com relação ao exame com o urologista, por conta do toque.

Para quem ainda não fez o PSA, basta se dirigir à clínica médica da Aleam e se inscrever. A recomendação para fazer o exame é não ter mantido relações sexuais 48 horas antes da realização do mesmo e também que não tenha andado de bicicleta recentemente por conta da compressão do períneo, que pode traumatizar a próstata.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS