Nova hemodinâmica entra em operação para redobrar capacidade de procedimentos cardiovasculares no Hospital Francisca Mendes

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Hospital Universitário Francisca Mendes vai ampliar em mais de 200% a oferta de cateterismo e outros procedimentos nas áreas cardíaca, neurológica e vascular. Já está em fase de teste na unidade uma segunda máquina de hemodinâmica. Com isso, a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) espera por fim à fila de pessoas que aguardam por estes procedimentos na rede estadual de saúde.

A entrada em operação do novo equipamento é uma das ações emergenciais do Governo do Amazonas para diminuir o tempo de espera de pessoas infartadas. Segundo o secretário Estadual de Saúde, Francisco Deodato, a prioridade para esta especialidade deve-se ao fato de que as doenças cardíacas são hoje a segunda causa de morte na população amazonense, depois dos traumas causados por acidentes.

Além do cateterismo, a hemodinâmica é responsável pela realização de angiografia cerebral, arteriografia, implante de marca-passo e outros procedimentos cardiovasculares e neurológicos. “Com as medidas que estão sendo adotadas nesta unidade, vamos poder proporcionar um atendimento mais rápido para quem está precisando”, garante o secretário.

O diretor do hospital Francisca Mendes, Pedro Elias de Souza, disse que na segunda-feira (23) foram feitos procedimentos em quatro pacientes para testar o equipamento novo e os resultados foram satisfatórios. A nova máquina tem alta performance e capacidade de realizar procedimentos minimamente invasivos, com mais precisão e segurança. “Significa menores riscos para o paciente e um período de recuperação curto”, explica.

Mutirão de cateterismo – Antes da instalação da nova máquina, o hospital já havia iniciado um esforço concentrado para realizar procedimentos cardiovasculares em pacientes infartados e vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) internados nos prontos-socorros 28 de Agosto, João Lúcio Machado e Platão Araújo.

Entre os das 10 e 18 de outubro foram feitos aproximadamente 100 procedimentos, sendo 60 exames de cateterismo, 20 angioplastia (11 coronárias, 8 cerebrais e uma de membros inferiores – MMII), 9 arteriografias MMII, além de 6 cirurgias e outros procedimentos, como embolização.

Referência em cardiologia – O Hospital Universitário Francisca Mendes é referência na área de cardiologia para toda a região Norte do país, atendendo pacientes adulto e infantil. A unidade oferta tanto o atendimento ambulatorial quanto o cirúrgico.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS