Músicos da Orquestra Sinfônica de Belém trocam experiências com alunos do Liceu de Oficios Claudio Santoro

Facebook
Twitter
WhatsApp

Em Manaus pela primeira vez para participar do Festival Música na Estrada, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), de Belém, se apresenta no palco do Teatro Amazonas neste domingo, 20 de novembro, porém a contribuição de seus artistas vai muito além do entretenimento. Desde o último dia 16, os músicos paraenses então ministrando oficinas de violino, viola, contrabaixo e violoncelo para os alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro.

JOE_0109

Para o primeiro violinista da OSTP, Marcos Guedes, foi uma surpresa encontrar estudantes com um nível tão avançado. “Nós chegamos aqui e encontramos alunos com uma base incrivelmente boa e com uma instrução acima da média. Até mesmo os mais jovens nos surpreenderam”, afirmou o músico.

Marcos, que se apresenta pela primeira vez na capital amazonense, disse que pela semelhança entre o Theatro da Paz e o Teatro Amazonas, a sua orquestra deve se sentir em casa durante o espetáculo. “Nós temos palcos maravilhosos e construídos no mesmo período. Por causa disso, acho que nosso ambiente será bem familiar”, completou.

Para os alunos, o contato com os músicos do Estado vizinho foi uma grande fonte de inspiração. “Eu pude aprender muita coisa diferente nesses dias em que esses músicos nos deram aula. Foi praticamente o meu primeiro contato com um artista que não é aqui do Amazonas. Gostei demais”, disse Cauã Ribeiro, que dedicou dois de seus 10 anos a tocar viola no Liceu.

A experiência foi igual para a pequena Alice Feitosa, 9, aluna de violino também do Liceu. “É meu sonho é poder me apresentar em grandes palcos em todo o país e até fora do Brasil. Com a ajuda dos meus professores e desses músicos posso me tornar uma grande artista”, completou.

Programação – A interação não para por aí. No dia 24 de novembro, o Theatro da Paz recebe no palco a Amazonas Filarmônica, sob a regência de Marcelo de Jesus, que já regeu a OSTP em outros concertos. Antes disso, entre os dias 21 e 23, os músicos da Amazonas Filarmônica Ihar Panchanka (viola), Edmilson Alves (oboé), Michel Arghirachis (fagote), Miroslava Krastanova (contrabaixo) e Assem Anguelov (trompa) ministram masterclass na Escola de Música da Universidade Federal do Pará. No dia 22, os bailarinos Adriana Góes e André Duarte, do Corpo de Dança do Amazonas, ministram oficina na sede da Cia. Moderno de Dança.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS