FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEC

A apresentação é uma adaptação brasileira de um espetáculo da Broadway e conta com a participação de 30 alunos do curso de Teatro

Para encerrar a primeira Mostra de Artes promovida por alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o musical “Urinal” será apresentado nesta sexta-feira (08/12), a partir das 20h, no palco do Teatro Amazonas, gratuitamente.

O espetáculo é uma adaptação brasileira de famoso musical da Broadway e fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do finalista do curso de Teatro, Matheus Sabbá. Músicas originais e também traduzidas pelo paulista José Henrique de Paula farão parte da apresentação.

A história começa quando os habitantes de uma cidade da ficção estão sofrendo uma crise hídrica e precisam pagar para usar banheiros coletivos oferecidos por uma empresa privada. O habitante que não segue as regras estabelecidas por esta empresa vão para uma espécie de lugar de castigo, representado na peça como “Urinal”, um banheiro público em péssimo estado de conservação.

“O musical faz o recorte de uma cidade pobre que sofre os abusos do dono de uma empresa, a “Companhia da Boa Urina” e por ser amigo do Senador, o dono desse lugar aumenta taxas e prejudica a população, que fica cada vez mais pobre. Acima de tudo essa apresentação, é uma crítica social”, comenta Matheus.

O protagonista da peça, que se chama “Bonitão”, se divide entre uma revolução contra o sistema e uma paixão que sente por “Luz”, filha do dono da empresa.

“A força do espetáculo está no mistério, porque ninguém naquela cidade sabe o que é o Urinal de fato e nós vamos descobrir juntos na peça”, ressaltou o diretor.

Com isso, o espetáculo aborda temas políticos e sociais por meio de metáforas. Cerca de 30 pessoas farão parte da apresentação, tanto nos bastidores como em cena, no palco.

COMPARTILHAR