Foto: Divulgação

Dez municípios do interior do Amazonas terão seus sistemas de captação, tratamento e distribuição de água, revitalizados. O trabalho, realizado pelo governo estadual e fiscalizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), possibilitará o fornecimento de água de qualidade. Isso ajudará na redução da incidência de doenças de veiculação hídrica e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida e crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dessas localidades.

Serão beneficiados os municípios de Apuí – que já se encontra em processo de licitação -, Beruri, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Ipixuna, Manacapuru, Manicoré, Nova Olinda do Norte, Pauiní e São Gabriel da Cachoeira. Desses, oito serão realizados por meio de contrato direto, ou seja, com licitação solicitada pela Seinfra à Comissão Geral de Licitação (CGL). Os outros dois – Caapiranga e Manicoré – será por meio de convênio com as prefeituras.

Apuí será a primeira cidade dessas dez a receber os trabalhos de revitalização. O projeto que prevê a realização da obra está em licitação e deverá ser iniciado dentro de um mês. O investimento previsto é da ordem de R$ 4 milhões.

O projeto contempla a construção de oito poços tubulares de 150 metros de profundidade; oito casas  de proteção para estes poços; duas casas de cloração para tratamento d’água; a construção de dois reservatórios elevados com capacidade para 230 m³; e de uma rede adutora dos poços para os reservatórios elevados.

Também será construída uma rede de distribuição de água dos reservatórios; bem como a aquisição e construção de ligações domiciliares; construção de oito subestações abaixadoras de pensão para os poços; e ainda a construção de duas fossas para as casas de cloração.

Distante 453 quilômetros de Manaus em linha reta e com uma população estimada de 21.031 habitantes, Apuí está situado na região Sul do Amazonas e tem na agropecuária e nos produtos derivados do leite a base de sua economia.

COMPARTILHAR