Modelo educacional do Amazonas é destaque na imprensa nacional

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Estado do Amazonas foi destaque positivo na imprensa nacional, mais uma vez, essa semana. Em matéria especial sobre os desafios da Educação e o problema da evasão escolar, veiculada pela Globonews e repercutida no Portal G1, o estado apareceu como case de sucesso no combate ao problema.

Por meio do Centro de Mídias de Educação (Cemeam), ligado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc/AM), o estado foi mostrado como referência nacional na educação de longas distâncias com qualidade. “Organizado, com uma super estrutura, com tecnologia, com gente envolvida afim de fazer, comprometidas. A gente adora mostrar o que está funcionando”, destacou a apresentadora Aline Midlej.

Como destacou a reportagem de mais de cinco minutos de duração, o modelo, que já formou mais de 300 mil jovens, conta com sete estúdios, mais de 1.800 salas de aulas espalhadas por todo o Amazonas e mais de 40 mil alunos matriculados.

Os alunos recebem aulas nas mais diversas áreas, de professores com mestrado e doutorado, além de contarem com o apoio dos generalistas, sempre prontos para tirar as dúvidas. “Uma das boas iniciativas do programa foi trazer professores altamente qualificados com especialização, mestrado e doutorado, em diversas áreas de atuação, para ministrarem as aulas no centro. Obviamente, sem a tecnologia isso jamais seria possível. Nossos alunos do interior recebem aulas de alto padrão, aulas que, muitas vezes, nem os grandes centros do país recebem”, declarou o secretário de Educação do Amazonas, Gedeão Amorim.

Foto: Reprodução Globo News

De acordo com o secretário, o trabalho desenvolvido no Amazonas só teve êxito porque foi feito com boa gestão e investimentos em tecnologia. “Esse trabalho surgiu da necessidade de comprimento ao dispositivo constitucional de levarmos educação a todo o Estado, com a dimensão geográfica do Amazonas e suas peculiaridades”, destacou o secretário.

Gedeão Amorim explicou ainda que o Cemeam não é um modelo estagnável, pois o programa está em constante aprimoramento. Além da formação dos alunos, o centro trabalha na formação de professores para atuarem com os meios midiáticos em sala de aula. “Pela frente virão outros avanços com as mídias. Eu espero que possamos incrementar o ensino médio com novas concepções de profissionalização para que nossa joventude esteja preparada para o mundo do trabalho”, informou.

Foto: Reprodução Globo News

Ao final da reportagem, a iniciativa do Estado do Amazonas foi bastante elogiada pelas apresentadoras Aline Midlej e Raquel Novaes. A gente adora mostrar o que está funcionando”, afirmou Aline. Raquel também parabenizou toda a equipe da Seduc/AM pelo belíssimo trabalho desenvolvido na educação do estado.

Destaques Internacionais – o Centro de Mídias já recebeu, ao longo de onze anos, prêmios nacionais como o ‘Learning e Performance Brasil’ (2008/2009; 2009/2010; 2010/2011; 2013/2014; 2015/2016; 2016/2017 e 2017/2018); o ‘Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, em 2011; o prêmio ‘A Rede’, em 2009, na categoria especial em Educação; e os prêmios internacionais ‘Learning Impact Awards’ (2009, em Barcelona) e o WISE – World Innovation Summit for Education (2009, no Qatar).

Programa premiado – Entre os prêmios recebidos pelo Cemeam estão o Prêmio Quality, considerado o ‘Oscar do Empreendedorismo’, um reconhecimento de referência nacional para organizações, empreendedores e profissionais de destaque que contribuem efetivamente no desenvolvimento social e econômico da nação.

Foto: Reprodução Globo News

Histórico do Cemeam Criado em 2006, o Cemeam iniciou suas atividades em 2007, com o projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica. Por meio do Centro de Mídias, aulas gratuitas diárias são transmitidas a estudantes do interior do Estado. Atualmente, o centro é responsável por beneficiar 43 mil alunos, orientados por professores presenciais distribuídos em 2.152 salas de aula organizadas em 2.293 comunidades, localizadas nos 62 municípios do estado. Na busca de melhoria do padrão de qualidade na oferta do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos com mediação tecnológica, o Centro de Mídias iniciou, em 2014, o processo de implantação das normas da ABNT NBR ISO 9001: 2018 e recebeu a certificação em 2016.

Confira a reportagem na íntegra http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/v/centros-de-midia-levam-ensino-a-lugares-isolados-do-amazonas/7231180/ Veja o vídeo:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS