Macaco-aranha os maiores primatas do novo mundo

Facebook
Twitter
WhatsApp
Macaco Aranha baixa resolução
foto: Edson Piola/portaldoamazonas.com

Macaco-aranha ou coatá é uma denominação comum à várias espécies de primatas do gênero Ateles e família Atelidae.São animais frugívoros em sua maioria, e habitam as florestas da Amazônia e América Central.

Possuem longos braços e pernas, com uma cauda preênsil, o que conferiu o nome popular, e são os maiores primatas da América.

Todas as espécies de macaco-aranha encontram-se em algum grau de extinção, devido ao desmatamento e à caça predatória, sendo que a IUCN lista duas espécies como “Criticamente em Perigo”, quatro como “Em Perigo” e uma como “Vulnerável”.

Descrição

Os macacos-aranha são os maiores primatas do Novo Mundo: o adulto tem entre 42 cm e 66 cm de comprimento, com uma cauda de até 88 cm e pesando até 11 kg.Os membros são longos e esguios, assim como a cauda, que é preênsil, o que é característico do gênero e que lhe conferiu o nome popular de macaco-aranha. Tais características permite diferenciar facilmente o macaco-aranha de outros primatas de grande porte da América do Sul e Central, como o bugio e o macaco-barrigudo. O polegar é muito reduzido, praticamente ausente.

Hábitat e Distribuição Geográfica

A área de ocorrência das espécies de macaco-aranha vai desde o sul do México até a Bolívia, habitando principalmente a floresta ombrófila de terra firme até 800m de altitude, sendo eventualmente encontrado na floresta estacional semidecidual na Costa Rica e Bolívia.Estão sempre nos estratos mais altos da floresta, e nunca descem até o chão.

Reprodução

As fêmeas parem um filhote de cada vez, raramente gêmeos, depois de uma gestação de 226 a 232 dias e o intervalo entre uma gestação e outra é de até 50 meses em animais no estado selvagem. A unidade social mais coesa no macaco-aranha é a que se mantém entre mãe e filhote até o momento em que atinge a maturidade que pode demorar até 14 meses para ser atingida. Existem controvérsias quanto a existência de sazonalidade no acasalamento e nascimento de filhotes.

Predadores

Por serem animais de porte relativamente grande, poucos são os predadores naturais dos macacos-aranha. Os predadores são felinos de grande porte, como a onça-pintada e a onça-parda.

por/Lucas Machado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS