Livro conta a história da Educação na Amazônia através do surgimento das instituições educacionais

Para possibilitar o conhecimento dos espaços e instituições educacionais constituídos na Amazônia, os pesquisadores Marcos André Ferreira Estácio e Lúcia Regina de Azevedo Nicida estão organizando uma obra com artigos sobre a história da Educação na região. O livro, intitulado “História e Educação na Amazônia”, deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano.

ww100

A obra conta com aporte financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com as Universidades do Estado do Amazonas (UEA) e Federal do Amazonas (Ufam) e será lançada pela Editora da Ufam (Edua).

O livro está dividido em cinco eixos que abordam as discussões indígenas na Amazônia, a historiografia de instituições educacionais, a difusão do escolanovismo no Brasil, dentre outros aspectos da educação brasileira.

De acordo com um dos organizadores da obra, o livro se refere aos processos de relações étnicas, das instituições educacionais, do surgimento e desenvolvimento dos ideais da escola nova, dos grupos escolares e das escolas reunidas e, também, da formação de professores e das políticas educacionais para promover uma reflexão sobre a Educação na Amazônia.

“Que as leitoras e os leitores se acham e se percam nos caminhos e descaminhos traçados pelos autores e autoras, e que possam também pensar sobre os diversos mundos presentes na Amazônia”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker