Foto: Divulgação Semulsp

O igarapé do Passarinho, localizado no bairro Monte das Oliveiras, na zona Norte, recebe, nesta segunda-feira, 9/7, mais uma equipe da Prefeitura de Manaus. Capinação, jardinagem e limpeza do canal fazem parte do trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) no local.

O canal, que mede mais de 700 metros, já vem passando por limpeza nos últimos 15 dias e agora recebe reforço de mais uma equipe de trabalhadores. “Já percorremos metade da extensão. Trata-se de um igarapé importante, com um fluxo grande, dentro de um bairro muito populoso. Nosso cuidado deve ser dobrado. A determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto é aproveitar o verão amazônico e intensificar a limpeza nos canais e igarapés da cidade”, disse o subsecretário operacional da Semulsp, José Rebouças.

A moradora Marlúcia Prestes acompanhou de perto o trabalho e comemorou a chegada das equipes no ponto próximo da sua casa. “O problema aqui estava sendo mais o capim alto nas margens do canal. Alguns pontos possuem plantas que a própria população cuida, mas também ainda há muitas áreas usadas para jogar lixo. Espero que os moradores entendam de uma vez que não se deve sujar nossos igarapés”, comentou.

Segundo a programação da Semulsp, outros igarapés da cidade também recebem equipes de limpeza, como a orla da Manaus Moderna, Bariri e igarapé do Franco. “O trabalho na Manaus Moderna é diário e a balsa da limpeza vai seguir dessa área até o canal da Avenida Brasil para intensificar a retirada dos resíduos”, revelou José Rebouças.

Balanço

Este ano, mais de 300 ações de limpeza em igarapés já foram feitas, resultando no recolhimento de aproximadamente 2,5 mil toneladas de lixo, com média de retirada de 842 toneladas por mês.

Em 2 mil dias de gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, a limpeza dos igarapés foi intensificada, realizando ações diárias que permitiram a retirada de mais de 7 mil toneladas de lixo por ano de dentro das águas.

 

COMPARTILHAR