Hospitais do interior recebem digitalizadores de imagem para exames de mamografia e Raio X 

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) adquiriu 54 digitalizadores de imagem e iniciou a entrega dos novos equipamentos aos municípios do interior. Modernos, os novos digitalizadores garantem mais qualidade e confiabilidade de exames de raio x e mamografias.

A digitalização de imagens substitui o sistema convencional para estes tipos de exames, que utiliza processadora para revelação de filmes, o que implica em um tempo maior de exposição dos pacientes, além da repetição de exames com falta de precisão. “Os benefícios são para pacientes e profissionais”, afirma o secretário estadual de Saúde, Orestes de Melo Filho.

Os primeiros digitalizadores foram enviados aos municípios de Tefé, Tabatinga, Parintins, Itacoatiara, Eirunepé, Manacapuru, Careiro Castanho, Humaitá e Lábrea. Os outros aguardam a entrega pelo fornecedor.

Em Parintins, a diretora do Hospital Jofre Cohen, Maria Rosa de Oliveira Silva, disse que além da qualidade do exame, o novo aparelho vai ajudar o município na resposta à demanda do hospital. “A demanda por raio x no hospital é de 40 a 50 exames por dia. E a de mamografia estimamos que será de 40 por dia”, comenta Maria. 

Para operar o novo aparelho, as equipes que atuam no hospital passarão por treinamento. Segundo a diretora, o aparelho permite diagnóstico mais preciso. “É um exame mais preciso, a imagem é melhor, é bem mais avançado. O que resulta na satisfação do usuário”, complementa a diretora do Hospital Jofre Cohen.

A diretora do Hospital Regional de Eirunepé, Eryanne da Silva Montecconrado, afirmou que com o novo equipamento, a unidade passará a contar com dois digitalizadores. Segundo ela, em média, o hospital realiza 20 exames de raio x por dia. “A demanda é grande, porque atendemos municípios vizinhos e até do Estado do Acre”, afirmou. Segundo a diretora, além do raio x, o município passará a utilizar o digitalizador também para exames de mamografias. 

A tecnologia digital utilizada pelos novos aparelhos que os municípios estão recebendo traz maior definição e nitidez dos exames. E também diminui a chance de repetição dos mesmos, além de garantir maior rapidez na conclusão dos procedimentos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS