“Hora do Mamaço” reúne mães no Anfiteatro da Ponta Negra

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos: Bruno Zanardo

Mães de várias idades estiveram reunidas na manhã deste domingo (05/07), na Praia da Ponta Negra, na zona oeste de Manaus, para a ”Hora do Mamaço”. Em sua sétima edição, o evento faz parte da Semana Nacional do Aleitamento Materno e compõe uma vasta programação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) sobre o tema. A ação conta com a parceria da Sociedade Amazonense de Pediatria, maternidades, bancos de leite e área técnica de saúde da criança do Estado do Amazonas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno reduz em 13% a mortalidade de crianças até cinco anos. O Amazonas é um dos Estados com um dos melhores índices de amamentação do país para crianças até 2 anos de idade, enquanto a média nacional é de 41%, aqui no Estado a média é de 60%.

“Isso se deve ao trabalho realizado pelas equipes de apoio aos programas de aleitamento materno dentro das maternidades. É um trabalho intenso desenvolvido com mulheres grávidas e mães”, explicou a coordenadora Estadual de Saúde da Criança da Susam, Katherine Benevides.

Benefícios – Segundo os especialistas, quanto mais precoce for a primeira mamada, mais vínculo se cria entre mãe e bebê, prolongando assim o tempo de amamentação, o que também contribui na formação da arcada dentária da criança. Além disso, a amamentação atua no sistema nervoso da mãe, diminuindo o estresse e protegendo a lactante do câncer de mama e ovário.

O maior benefício é a saúde do bebê. “Rico em nutrientes e sais minerais, o leite colabora na formação do sistema imunológico da criança, prevenindo o desenvolvimento de várias doenças. Uma criança bem amamentada, vai se tornar um adulto mais saudável”, explicou Rossiclei Pinheiro, membro do comitê científico de aleitamento materno da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS