Governo do Estado lança programa “Todos Pelo Amazonas”, com serviços de cidadania, segurança, saúde, esporte e lazer

1635

 Bairros da zona norte serão os primeiros a receber o programa, que está inserido na nova política integrada de segurança pública do Governo Amazonino Mendes

O Governo do Amazonas lança neste sábado, 14 de outubro, o programa “Todos Pelo Amazonas”, que vai integrar órgãos estaduais das áreas social, de educação, saúde, segurança, cultura e esporte para ampliar a oferta de serviços à população, como parte da nova estratégia de segurança pública do Estado. A zona norte de Manaus será a primeira a receber as ações do programa, que serão oferecidas no Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, na rua Gandu, 119, bairro Cidade Nova I, das 8h às 16h do próximo sábado. Haverá a prestação de serviços médicos, expedição de documentos e atividades educativas, esportivas e de lazer.

 O “Todos Pelo Amazonas” é uma das iniciativas lideradas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) que visa contribuir com a redução dos índices de criminalidade no Estado. “Não basta ao sistema de segurança oferecer somente polícia e cadeia. A determinação do governador Amazonino é que se aproxime o governo do povo, levando essas ações. Tudo o que estava no gabinete vai para as ruas. Vamos ao encontro do povo e melhorar a vida da população da capital e do interior do Estado”, ressaltou o vice-governador e secretário da SSP-AM, Bosco Saraiva.

 Serão oferecidos na primeira ação do programa, atendimentos médicos clínico e dermatológico; aferição de pressão e teste de glicemia; emissão de 1ª  e 2ª via de Carteira de Identidade, de CPF e de Carteira de Trabalho 1ª e 2ª via; atendimento psicossocial à mulher vítima de violência; atendimento jurídico; emissão da Carteira Nacional de Artesão; serviços de embelezamento; exposição de artesanato; palestras, oficinas e atividades profissionalizantes; serviços de atendimento ao consumidor; atividades de educação no trânsito para crianças, culturais, esportivas e de lazer, como aula de zumba; e orientação de primeiros socorros.

“Essa proposta marca o início de uma nova abordagem de combate à violência em nossa cidade. A criminalidade não é problema só da secretaria de segurança pública, mas de todas que atuam diretamente junto à população desde a assistência social passando pela educação e esporte. Queremos unir forças, levar cidadania e contribuir para o bem estar da nossa população”, afirmou a presidente de honra do FPS, Mônica Mendes. 

 Entre os serviços oferecidos para a população, a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) também vai prestar orientações sobre Cadastro Único e Bolsa Família e realizar palestras sobre segurança alimentar, convivência familiar e comunitária, trabalho infantil e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

 “Acreditamos que ações como essas geram na população a certeza do amparo e atenção do Governo. E esse é o compromisso do governador Amazonino Mendes assumido por meio de uma ação integrada das secretárias de Estado para aproximar cada vez o governo das necessidades da população”, afirmou a titular da Seas, Auxiliadora Abrantes.

 Além da Seas, o programa é realizado com a parceria com as Secretarias de Cultura, de Justiça e Cidadania (Sejusc), Educação (Seduc), Esportes (Sejel) e da Saúde (Susam); Centro de Educação Tecnológica (Cetam); Ouvidoria Geral do Estado; Programa de Proteção e Orientação ao Consumidor do Amazonas (Procon-AM); Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A coordenação é da SSP-AM e do FPS.

 Serviços do programa na primeira edição

 Aulão para Enem – A Seduc vai realizar uma edição especial do “Aulão na Rede”, das 8h às 11h, em uma sala adequada para receber a transmissão das aulas direto do Centro de Mídias do Amazonas (Cemeam). O projeto é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos dos estudantes que vão prestar provas de vestibular e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, haverá a apresentação de Mostras Científicas, Exposições Literárias e apresentações teatrais de alunos da rede estadual de ensino.

 Danças, músicas e esportes – A Secretaria de Estado de Cultura está com uma programação voltada para o público infantil e juvenil com a realização de oficinas de reciclagem para crianças, oficinas de teatro e de dança, espetáculos musicais e de danças e exibição de filmes infantis. Durante a programação, a Sejel vai desenvolver com a comunidade as atividades esportivas de Tênis de Mesa, Pebolim, Mini Voleibol, Mini Futebol, atividades recreativas e de lazer (caças, brincadeiras de roda, gincanas, estafetas e jogos tradicionais) e aula de ritmos e zumba.

Qualificação profissional – O Cetam vai proporcionar um dia de qualificação profissional com a realização de palestra de empreendedorismo, cursos sobre eletricidade, aplicação em pedraria, decoração em sandálias, artesanato em fitas e customização em Patch Aplique, bem como oficinas de automaquiagem, de Barbeiro e de panificação. Além disso, serão ofertados os serviços gratuitos de corte de cabelo, barbearia e esmaltação.      

 Segurança – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas vai realizar palestras e exposição de materiais e equipamentos operacionais e plataforma de rapel. O Detran-AM vai fazer a distribuição de materiais educativos e atividades socioeducativas para as crianças sobre segurança no trânsito.

 Emissão de documentos – O Departamento Técnico da Polícia Científica (DPCT) vai emitir a primeira e segunda vida da carteira de identidade, e palestras sobre a importância da carteira de identidade, perícia em local de acidente de trânsito e saúde bucal. Para emissão dos documentos de identidade é necessário ter em mãos comprovante de residência, três fotos 3×4, certidão de nascimento ou casamento.

 O Procon-AM vai realizar serviços de atendimento e orientação ao consumidor, assessoria jurídica sobre direito do consumidor e registro de reclamação. A Ouvidoria-Geral vai oferecer a emissão de CPF. Para ter acesso ao documento é necessário levar RG; Certidão de Nascimento e comprovante de residência.

 A Sejusc vai emitir 1ª via de identidade online para pessoas acima de 12 anos, Certidão de Nascimento, serviços de fotografias para documentos e reprografia, bem como orientações sobre educação previdenciária. A Unidade Móvel da Mulher vai realizar atendimento psicossocial às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

 

COMPARTILHAR