FOTO: TIAGO CORRÊA/SRMM

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), acelerou as obras do novo Hospital de Santo Antônio do Matupi, distrito da cidade de Manicoré, distante 600 quilômetros de Manaus. As obras, que estavam paralisadas desde 2014, foram retomadas por determinação do governador Amazonino Mendes.

Na quinta (15/03), uma comitiva liderada pelo secretário estadual de Infraestrutura, Oswaldo Said Junior, fiscalizou as obras hospital. “Nós percebemos que as obras foram retomadas e segue um novo ritmo de trabalho, mais intenso. Quando ficar pronto, o hospital terá capacidade para 12 leitos e estará equipado com dois centros cirúrgicos”, explicou Oswaldo Said Júnior.

Segundo o prefeito da cidade de Manicoré, Sabá Medeiros, que acompanhou a comitiva, hoje a população do distrito, cerca de 11 mil habitantes, recorre à Unidade Básica de Saúde, que não tem estrutura adequada para atendimento de urgência e emergência. “Com o novo Governo, a gente percebe que as coisas começaram a andar. A obra do hospital recomeçou depois de três anos. Quando for inaugurado, o hospital vai melhorar muito o atendimento prestado à população, que hoje precisa ser deslocada para Humaitá, cidade mais próxima”, disse Sabá Medeiros.

O hospital do Distrito de Santo Antônio do Matupi terá 12 leitos, dois centros cirúrgicos, sala para raio-x e equipamentos para atendimentos de urgência e emergência. O local fica em uma área de mais de 8.400 metros quadrados e desde a retomada das obras já está com mais de 70% das ações executadas.

A comitiva do Governo do Amazonas também visitou as obras da Delegacia de Santo Antônio de Matupi, que está paralisada desde 2014. “O governador Amazonino Mendes determinou que nos deslocássemos até Matupi para preparar esse relatório das obras que estão paradas. A delegacia está com as celas prontas e a parte administrativa executada, mas precisa de uma nova atenção”, disse Oswaldo Said Júnior.

“A gente percebe que a situação do viário está muito complicada e já prejudica a economia da cidade”, disse Oswaldo Said Júnior, se referindo a estrutura viária do distrito de Matupi.

Segundo o prefeito de Manicoré, que administra o distrito, apenas cinco ruas estão asfaltadas no local. “Aqui são vinte  cinco ruas, apenas cinco estão com asfalto, e muito ruim. É a primeira vez que a gente percebe que um governo está interessado em fazer um levantamento e tentar resolver o problema desse viário que está crítico e prejudica os produtores agropecuários, que têm muita dificuldade em escoar a produção”, finalizou Sabá Medeiros.

 Durante a visita ao distrito de Santo Antônio do Matupi, no sul do Amazonas, o secretário da Seinfra, Oswaldo Said Júnior, anunciou que o governador Amazonino Mendes determinou a reforma completa da Escola Estadual Santo Antônio do Matupy, que hoje atende mais de mil alunos em três turnos. “Essa reforma já era um anseio da comunidade há mais de dez anos. O governador Amazonino Mendes pediu para que fazermos um levantamento da situação atual da escola que atende o distrito e o projeto de reforma”, anunciou Oswaldo Said Júnior.

Segundo Maria Aurilene, gestora da escola, essa obra é uma das mais aguardadas pela população. “Essa reforma é esperada há muito tempo. Felizmente, agora chegou o anúncio dessa obra que vai melhorar a qualidade do ensino no distrito de Matupi”, finalizou.

COMPARTILHAR