Governador José Melo determina obras emergenciais para conter alagações

Facebook
Twitter
WhatsApp

 

O Governador do Amazonas, José Melo, passou a manhã de sábado, 14 de janeiro, visitando áreas de igarapés atingidas pelas últimas chuvas na cidade de Manaus. Nestes locais, o Estado já está atuando com obras emergenciais para a desobstrução do leito dos igarapés que transbordaram por causa da grande quantidade de areia e lixo, para a contenção de desbarrancamento e a reconstrução de ponte de madeira usada pela população.

JOSÉ MELO

Uma das áreas visitadas por José Melo foi a região do Igarapé do Quarenta, entre as avenidas General Rodrigo Otávio e Silves, onde há um braço do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) inaugurado a cerca de dois anos por José Melo. No local, o acúmulo de lixo jogado pela população e que não recebeu o tratamento devido do poder público municipal reduziu a vazão da água da chuva, provocando alagamentos na região.

“No Igarapé do Quarenta próximo ao Studio 5, depois de dois anos de obra pronta, tem local que tem um metro meio de entulho, areia, geladeira velha, pneus entre outros materiais. Por conta disso, assoreou. A chuva – mais de 100mm – encontrou o lixaral dentro do Igarapé, que transbordou”, observou o governador. Outro braço do Quarenta assoreado, o Igarapé das Nações, também passa pelo mesmo processo de desobstrução e limpeza.

Ainda no sábado, o governador anunciou a ordem de serviço para mais uma etapa do Prosamim naquela região. É o trecho que falta entre a ponte da Silves e a rua Maués. Segundo José Melo, o Governo já está com recurso em caixa para fazer a desapropriação dos imóveis no trecho de 900 metros que falta. “Estive lá com equipe técnica e já dei ordem de serviço, para iniciar obra, que vai durar um ano e seis meses, para interligar o trecho, que vem desde a Manaus Moderna até a Maués, com o viaduto da Rodrigo Otavio e que vai permitir sair do Distrito Industrial até a avenida Manaus Moderna sem interrupções, além de sanear o igarapé”, disse o governador.

No bairro Cachoeirinha, outra área do Prosamim atrás do residencial construído pelo programa, está sendo feito um trabalho preventivo para conter o desbarrancamento provocado pelo desvio do leito do igarapé. “Vamos fazer o desassoreamento porque o igarapé não está no seu curso normal. Por causa do assoreamento ele fez uma curva e essa curva fez o desbarrancamento. Vamos retificar o canal do igarapé para que possa escoar da maneira natural e fazer a recomposição do talude para evitar que o desbarrancamento atinja a Quadra Bairro”, explicou o secretário Estadual de Infraestrutura, Américo Gorayeb.

Ainda segundo ele, será reconstruída a ponte de madeira para pedestre que liga uma margem a outra entre o Parque Liberdade e o Parque Cachoeirinha, destruída pela força da água e o lixo acumulado.

Bacia do São Raimundo – O governador José Melo também visitou as obras do Prosamim na Bacia do São Raimundo, onde também será dado início às desapropriações para a continuidade dos trabalhos. “Já entregamos uma parte e agora vamos iniciar a retirada das famílias que estão na outra margem do igarapé. Até dezembro, vamos inaugurar a outra parte que vai da Luiz Antony ate a avenida Kaco Caminha, passando pelo Barriri e toda aquela região. Então, vamos ter a Bacia do São Raimundo interligada de um lado e de outro. O dinheiro das desapropriações está em caixa e eu quero essa obra até dezembro”, disse Melo.

Cachoeira Grande – Na ocasião, o governador anunciou que este ano dará continuidade ao projeto do Prosamim da Cachoeira Grande, no São Jorge. “É uma obra feita por meio de um empréstimo da Caixa Econômica. Estamos fazendo ajustes no projeto e em julho eu entro lá com toda a força na obra da Cachoeira Grande. Vamos agora até a Kaco Caminha e, depois, vamos fazer o trecho até a ponte do São Jorge, onde vamos fazer um conjunto habitacional”, revelou.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS