General Mourão determinou que exército leve internet de alta velocidade ao interior do AM

Facebook
Twitter
WhatsApp

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, solicitou de sua equipe que levante o investimento necessário para concluir o Projeto Amazônia Conectada. A execução e manutenção da rede são feitas pelo Exército.O Projeto Amazônia Conectada tem sua instituição amparada pela Portaria Interministerial Nr 586, de 22 de julho de 2015, assinada pelos ministérios da Defesa, Comunicações e Ciência, Tecnologia e Inovação.

O objetivo desse grande Projeto é expandir infraestrutura de comunicações e contribuir para as ações do Governo Federal desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga na região Amazônica.

O Exército Brasileiro encarregou-se do Projeto Infovias, parte da infraestrutura física componente do todo. O Projeto Infovias é a atividade de engenharia que objetiva implantar a infraestrutura óptica subfluvial nos leitos de rios da região Amazônica. Até o presente momento, foram executadas três fases desse Projeto. A fase mais recente contemplou o lançamento de cabos subfluviais nos trechos de Manaus a Coari, passando por Manacapuru, e Manaus a Novo Airão.

Quando ativados por operadora de serviços de TI, os cabos já lançados permitirão a ligação de Manaus a Tefé, no leito do rio Solimões, e a ligação de Manaus a Novo Airão, no leito do Rio Negro. O sistema formado pelos cabos e equipamentos ópticos estão em testes e comissionamentos.

O pleito pela continuidade do Programa, que levará internet de banda larga a todos os municípios amazonenses, foi levado à Brasília (DF) pelo vice-governador do Amazonas, defensor público Carlos Almeida.

“O general Mourão recebeu muito bem o pedido de conclusão do Projeto Amazônia Conectada, idealizado pelo nosso presidente da Prodam, e já soubemos que o vice-presidente determinou, logo após a audiência que tivemos no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (14/02), o levantamento do custo para conclusão do lançamento da rede de fibra ótica no interior do Estado’’, informou Carlos Almeida.

Atualmente o projeto está parado e a rede tem dois pontos de rompimento. Entre Codajás e Coari, um trecho de 70 quilômetros, há dois rompimentos na rede de fibra ótica.

Governo Digital – A conclusão do Amazônia Conectada contribuirá para concretizar o projeto do governador Wilson Lima, de implantar o Governo Digital. Além do Amazônia Conectada, o Governo do Amazonas trabalha com outras duas possibilidades. O objetivo é dotar o estado de infraestrutura de internet de banda larga para integrar órgãos e melhorar, e mesmo inovar, na prestação de serviços, como na área da Saúde.

Em Manaus, a ideia é utilizar a rede já existente, a MetroMao, e ampliá-la. No interior, a internet via satélite é um caminho para essa integração tecnológica. Nesse último caso, a Prodam já iniciou tratativas com a Telebras e irá até o Ministério das Telecomunicações caso haja necessidade. O Governo Federal tem um Projeto chamado Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), que pode atender as demandas do Estado.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS