FVS realiza treinamento para implantação do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual em Boca do Acre e Lábrea

Facebook
Twitter
WhatsApp

 

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), por meio da Gerência de Doenças e agravos Não Transmissíveis (GDTV), realiza, a partir desta terça-feira (28/03), às 8h, o Curso de Multiplicador em Atenção Humanizada às Vítimas de Violência Sexual, com os representantes dos municípios de Boca do Acre e Lábrea. O curso segue até o dia 30/03, no auditório da Maternidade Dr. Moura Tapajós, das 8h às 12h e 14h às 17H, com a participação de 20 profissionais de nível superior das diversas áreas da saúde.

viol6encia

Para o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, é de interesse da FVS que todos os municípios do Amazonas disponibilizem esse serviço especializado. “Infelizmente, a violência existe em todo lugar e saber atender de forma humanizada esses pacientes é primordial para o serviço público de saúde disponibilizar uma equipe multidisciplinar para preservar a integralidade da vítima”, explica.

O curso tem a carga-horária de 24 horas e está dividido em parte teórica-prática, que aborda, entre outros temas, “Os aspectos jurídicos da vítima”, “Escuta Qualificada” e “Aspectos Psicológicos da Vítimas de Violência Sexual”.

Atendimento – O SAVVIS, localizado na avenida Brasil, n°1335, bairro da Compensa I, zona oeste de Manaus, funciona 24 horas por dia na Maternidade Moura Tapajóz. Apesar de o maior número de pessoas atendidas pelo serviço ser do sexo feminino, os profissionais estão capacitados para atender também ao público masculino.

Nos casos agudos (como são chamados os ocorridos até menos de 72 horas antes do atendimento), os pacientes recebem os cuidados necessários para evitar doenças sexualmente transmissíveis, inclusive AIDS, e também a gravidez indesejada, no caso das mulheres.

Já foram atendidos pelo serviço mais de quatro mil pacientes, a maioria dos casos envolvem crianças e adolescentes correspondendo a 88% dos casos, e apenas 8% do total dos atendimentos pertencem ao sexo masculino.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS