Francisca Mendes realiza caminhada com pacientes do ‘Clube do Coração’

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizou nesta sexta-feira (7/12) a 10ª Caminhada do Clube do Coração, na Vila Olímpica, na Avenida Pedro Teixeira, no Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. Parte do calendário anual da unidade, a ação  tem por objetivo reunir pacientes, ex-pacientes do HUFM e o público em geral para uma conscientização sobre a necessidade de prevenção às  doenças do coração.

O Clube do Coração é um projeto desenvolvido no hospital envolvendo pacientes, familiares e profissionais. Por meio do projeto são realizadas diversas atividades, como palestras educativas, caminhadas, passeios e, uma vez por semana, um encontro para a troca de experiências e informações.

Na caminhada desta sexta-feira, os pacientes deram seu depoimentos aos demais, contando como estão superando a doença e mostrando que é possível viver bem, após passar por uma cirurgia do coração, por exemplo. “Foi muito importante o relato desses pacientes. Tivemos a presença de uma pessoa que foi um das primeiras a ser operada no Amazonas, há 15 anos. Ele foi lá e mostrou para os outros pacientes que, tomando o devido cuidado, é possível viver muito bem após a cirurgia”, disse o cirurgião cardíaco Mariano Brasil Terras, coordenador do clube.

O projeto, que tem a parceria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), existe há dez anos e envolve também a conscientização da comunidade em geral. “Nosso objetivo é justamente falar sobre a qualidade de vida, a prevenção às doenças do coração e os cuidados que precisamos ter. Por isso, uma vez por ano, temos nos reunido nessa caminhada simbólica para lembrar da importância do exercício físico”, ressalta Mariano  Terras.

A caminhada, de acordo com Mariano, é uma das principais aliadas no tratamento de doenças cardiovasculares. “Se uma pessoa tem disponível pelo menos 30 minutos para se dedicar a uma caminhada, isso já vai fazer diferença lá na frente. A caminhada ajuda a prevenir, mas também é uma aliada após o tratamento”, comenta o médico.

Referência – O HUFM é a unidade de referência para o atendimento e tratamento de doenças cardíacas na rede estadual de saúde. A unidade conta com uma equipe especializada para diagnosticar e tratar as doenças cardiovasculares, tanto em crianças quanto em adultos. A unidade oferta o atendimento ambulatorial e cirúrgico e, junto com o Clube do Coração, oferece atividades extras com objetivo de promover a prevenção das doenças cardiovasculares.

O hospital iniciou o serviço credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2005, realizando cirurgias em adultos. De lá até este ano, foram realizados mais de 4 mil procedimentos em adultos. A segunda fase do serviço, que foi ampliar os procedimentos para pacientes neonatais e pediátricos, iniciou em 2014. Nestes quatro anos, a unidade realizou mais de 400 cirurgias em crianças.

Crescimento – O HUFM registrou um crescimento de 41% nas cirurgias realizadas até novembro deste ano, em comparação com todo o ano de 2017. A unidade já realizou este ano 766 cirurgias. Ano passado, nos 12 meses, o número de procedimentos cirúrgicos fechou em 544.

Segundo a diretora do HUFM, Juliana Dias Palheta, uma das causas para o crescimento da produção no hospital foi a instalação de uma nova máquina de hemodinâmica para a unidade, em outubro de 2017.  “Essa máquina ampliou em mais de 200% a oferta de procedimentos nas áreas cardíaca, neurológica e vascular”, informa Juliana.

A máquina foi instalada logo no primeiro mês da atual gestão (outubro de 2017).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS