Expansão do PIM: Governo quer priorizar infraestrutura e modernizar ambiente de negócios para investidores

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Governo do Estado propôs investir em infraestrutura para garantir acesso a novos mercados, simplificar as operações de desembaraço fiscal e efetivar a revisão da política de ICMS aos representantes de entidades e empresas do Polo Industrial de Manaus presentes, nesta terça-feira (31), na segunda etapa das Jornadas de Desenvolvimento, ciclo  de debates para a definição de Nova Matriz Econômica do Amazonas. Nesta quarta-feira (1), evento prossegue, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com a discussão de estratégias para a diversificação do parque industrial local.

vale

Foto: Valdo Leão/Secom

“A Zona Franca de Manaus é a nossa base de sustentação, portanto sempre será tratada como prioridade, o que buscamos agora é aprimorar esse modelo e integrá-lo ao projeto de desenvolvimento de um polo de negócios sustentáveis”, afirmou o secretario de Estado de Planejamento Thomaz Nogueira, na abertura do encontro que reuniu empresários e consultores.

As discussões em torno dos desafios para a expansão e fortalecimento do PIM são uma nova fase do projeto de elaboração de uma Nova Matriz Econômica, iniciada em abril deste ano, com um ciclo de debates acerca   das potencialidades da biodiversidade do Estado.Na primeira fase, foi realizado um debate qualificado sobre oito setores: aquicultura e piscicultura, fruticultura, produtos florestais madeireiros e cosméticos. Também foram debatidas propostas para as áreas de fármacos, turismo, energia e minérios, logística e TIC (tecnologia, informação e comunicação). Na próxima semana, dia 7 de junho, o ciclo de debates encerra-se com o mapeamento do Comércio.

O presidente do Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, considerou essencial que o Governo do Amazonas exerça maior protagonismo na definição dos Processos Produtivos Básicos (PPBs), as etapas obrigatórias de industrialização no PIM definidas pelo Governo Federal.

O levantamento realizado entre os empresários apontou como prioridade, além de maior celeridade na aplicação do PPB, investimentos em infraestrutura, simplificação burocrática nas operações, melhorias na logística de transportes e marco legal (modernização de politicas ficais..

A realização das Jornadas de Desenvolvimento foi um desdobramento do Fórum Matriz Econômica Ambiental, realizado pelo Governo do Estado, no início de março, no Amazônia Golf Resort, com a participação de embaixadores e diplomatas de dez países, pesquisadores e ambientalistas. Esse Fórum, por sua vez, foi resultado das discussões travadas durante a participação da delegação do Amazonas na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 21), em Paris, no ano passado. Depois de sistematizadas todas as propostas, um estudo sera apresentado ao governador Jos’e Melo, que o compartilhara com o conjunto da sociedade.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS