Estudantes com responsabilidade de deputados elogiam Parlamento Jovem

Facebook
Twitter
WhatsApp

Os estudantes Beatriz Souza de Carvalho e Everton de Souza Bezerra Jr. viveram nos últimos dias a responsabilidade de serem verdadeiros deputados estaduais. Eles têm 16 e 17 anos, respectivamente, e passaram por um processo de seleção na Escola Estadual Dorval Porto, situada no bairro Crespo, Zona Sul de Manaus, onde estudam, e foram escolhidos pelos colegas para representá-los na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no programa Parlamento Jovem 2016.

outro

Os participantes da 9ª edição do Parlamento Jovem tomaram posse em Sessão Solene realizada no Plenário Ruy Araujo no dia 18 e até o dia 25 cumpriram agenda intensa com estudos sobre ética, cidadania, criação de Projetos de Lei, etc. Tudo foi feito de acordo com o Regimento Interno com juramento e eleição e posse da Mesa Diretora. Ao todo, tomaram posse 24 deputados jovens e seus suplentes, todos alunos do Ensino Médio oriundo de escolas públicas da capital amazonense. O titular e o suplente foram sorteados para tomarem assento à mesa de um parlamentar, chamado de “deputado-padrinho”. Everton, titular e Beatriz, suplente, foram sorteados para a bancada do deputado estadual Josué Neto (PSD), presidente da Assembleia Legislativa.

Ambos os estudantes são finalistas, cursando o 3º ano e têm interesse em ingressar para o curso de Direito. Everton afirmou que pretende atuar na área da advocacia e Beatriz busca tornar-se Delegada Federal. A intenção de ambos era obter conhecimento sobre a política estadual. “Como eleitores, queríamos entender como funciona a política do nosso Estado. Não pretendemos ser deputados, mas saímos daqui com uma outra visão de que podemos transformar a sociedade”, disse Beatriz.

A estudante, que se dedicou aos compromissos dos jovens deputados, encerra sua participação no Parlamento entendendo a responsabilidade que cada cidadão tem na construção de um país melhor. “As palestras lecionadas na Escola do Legislativo nos inspiraram. Os professores ensinaram com paixão e não com aquele dever de estar na escola e ser “obrigado”, mas sim demonstraram que nós jovens seremos responsáveis pelo futuro”, finalizou a estudante.

O deputado Josué Neto afirmou que o Parlamento Jovem é uma oportunidade dos jovens se envolverem com a política e também é uma chance de exercerem a democracia, compreendendo a importância da participação de cada um nas decisões importantes que envolvem a comunidade, a escola e por fim, a escolha dos representantes políticos.

Em nove edições o Programa Parlamento Jovem já contou com a participação de 432 alunos que foram eleitos parlamentares (24 titulares e 24 suplentes por ano). O programa alcançou ainda cerca de 221 mil alunos que assistiram palestras e elegeram seus representantes em cada escola. Cada jovem deputado elaborou Projetos de Lei que passarão por uma seleção. A comissão técnica do Programa vai escolher os projetos que vão representar o Amazonas na Câmara Federal, no Parlamento Jovem Nacional.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS