Escolas da rede municipal reforçam preparação para a Prova Brasil

Facebook
Twitter
WhatsApp

 

A pouco mais de um mês da realização da Prova Brasil 2017, as unidades de ensino da rede municipal estão trabalhando na intensificação do reforço escolar dos alunos do 5º e 9º ano que farão a avaliação, utilizando ferramentas educacionais, aulas especiais e simulados para preparar os estudantes para a avaliação de desempenho, que é um dos critérios para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual Manaus vem avançando.

alunos
Foto: Divulgação / Semed

As atividades fazem parte do Plano de Trabalho das Ações Pró Ideb/2017, estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) no começo do ano. No último Ideb, a rede municipal de educação obteve aumentos expressivos, tanto nos anos iniciais, como nos finais, superando as metas de 4,9 para notas dos anos inicias e 3,8 para os anos finais, estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e alcançando média geral de 5,4 e 4,3, respectivamente.

Para 2017, a Semed busca um crescimento de 15% nos seus resultados. Para garantir essa evolução, nas últimas semanas as escolas municipais têm promovido uma série de ‘aulões’, focados no conteúdo que deve ser cobrado na prova e na realização de simulados, em que é verificada a eficácia da aprendizagem nessas aulas especiais.

No projeto elaborado pela Divisão Distrital Zonal Sul, por exemplo, o principal objetivo é desenvolver as habilidades cognitivas a partir da interação professor-aluno no desenvolvimento do estudo de conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa. Os ‘aulões’ são realizados aos sábados no auditório da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Curso Preparatório Marechal Rondon e da Semed com o apoio dos assessores pedagógicos e interdisciplinares da Divisão Distrital.

O gerente pedagógico da Divisão, Anderson Rodrigues, explica como o projeto foi elaborado. “A ideia dos aulões surgiu com os resultados da primeira Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), em que resolvemos trabalhar os descritores nos quais verificamos maiores dificuldades. Então, estamos desde julho com esse projeto e já notamos um resultado significativo na segunda Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) e esperamos um resultado positivo também na Prova Brasil”.

Já na DDZ Oeste, o planejamento para essa atividade alcança as 48 escolas que participarão das provas e atende mais de 4 mil alunos. Neste fim de semana, a Escola Municipal Carlos Gomes, localizada na Estrada dos Expedicionários, no bairro Compensa 1, na zona Oeste, será uma das unidades onde estarão acontecendo os aulões.

O gestor da unidade, Zacarias Macedo dos Santos, explicou que essas atividades mostram o empenho da escola na preparação dos estudantes. “O aluno se acostuma com essas provas preparatórias e ganha mais responsabilidade. A nossa expectativa é muito positiva e nesse final de semana vamos trabalhar com os descritores de matemática”, informa.

Outra escola, dessa vez da DDZ Centro-Sul, também vem realizando esse tipo de atividade. Na Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza, localizada no bairro Novo Aleixo, zona Norte, desde abril acontecem esses momentos de interação entre aluno e professor.

A diretora da escola, Anice Maria Iskandar, conta o que mudou na atitude dos alunos desde que eles começaram com os ‘Aulões’. “A diferença de rendimento dos alunos é muito grande. Eles não são mais aqueles alunos que viviam na rua. Hoje são mais disciplinados, tanto que alguns tiveram desempenho destacado na ADE”.

 

Outras ferramentas

 

Além dos aulões e simulados, as escolas com alunos de 5º e 9º ano que vão participar da Prova Brasil também têm utilizados outras ferramentas para auxiliar a aprendizagem dos estudantes. Uma delas é a plataforma educacional Khan Academy, que possibilita aos alunos aprender Matemática de forma dinâmica, disponibilizando aos estudantes um site que oferece duas mil videoaulas, 300 mil exercícios de matemática e quatro milhões de exercícios e dando ao professor a possibilidade de tornar as aulas mais atrativas, melhorando o processo de ensino.

 

A plataforma é oferecida a todos os 240 mil alunos, das 492 escolas da rede municipal de ensino, por meio de parceria entre a Semed e a Fundação Lemann, responsável pela administração da plataforma do Brasil.

 

Outra ferramenta que tem sido usada para a preparação dos alunos é o gerador de simulados para a Prova Brasil, o ‘Na Escola’, que pode ser acessado pelo endereço www.naescola.net.br, e que foi desenvolvido pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed.

 

A ferramenta conta com mais de mil questões. Por ela, os professores vão poder reforçar o aprendizado dos alunos, com uma série de questões de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Ao final das avaliações é gerado um gabarito no qual os alunos responderão manualmente, como se estivessem realizando a avaliação do MEC. As questões disponíveis estão de acordo com as áreas específicas da Prova Brasil e para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

 

Prova Brasil

 

Realizada a cada dois anos, a Prova Brasil é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

 

Para o ano de 2017, é esperada a participação de mais de 100 mil escolas de ensino médio e fundamental, envolvendo, aproximadamente, 7,5 milhões de alunos de todo país. A prova avalia as escolas do ensino público, mas também pode contar com a participação de escolas de ensino privado, que tenham interesse em avaliar o nível educacional da instituição.

 

Os resultados obtidos nos exames auxiliam aos gestores públicos das diversas esferas, do municipal ao federal, a ter uma visão geral sobre novas metas e metas a se corrigir, aplicação de projetos, com a finalidade de atuar para a melhoria da educação.

 

Outro ponto importante sobre a participação na prova é o Educacenso. Para esse ano, os dados utilizados serão retirados do que foi alimentado no site do censo escolar. E para a divulgação do resultado, é necessário que pelo menos 80% dos alunos matriculados no 5º ano e 9º ano, de acordo com o informado ao Educacenso pelas escolas, participem das provas. A expectativa é que os resultados sejam divulgados até o dia 8 de agosto de 2018.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS