Equipe de consultoria internacional em segurança conhece a realidade da região de fronteira do Amazonas

Facebook
Twitter
WhatsApp
FOTOS: CLÓVIS MIRANDA/SECOM

A atuação das forças de segurança do Amazonas na região fronteiriça do estado com a Colômbia, Peru, Venezuela e Bolívia, foi o tema abordado pelos consultores internacionais do escritório internacional “Giuliani Security & Safety”, durante a visita, ocorrida nesta sexta-feira (18/05), ao Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e Divisão de Estados, da Secretaria de Estado de Segurança (GGIF/SSP), localizado na sede da pasta, no bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus.

As ações, os planos desenvolvidos nos municípios amazonenses fronteiriços com os países, as dificuldades de infraestrutura e o novo planejamento de atuação foram alguns dos subtemas discutidos no encontro.

Durante a vista, o diretor-executivo da “Giuliani Security & Safety”, John Huvane, ressaltou que a atuação na fronteira é um grande desafio, sobretudo pela extensão continental do estado amazonense. Ele informou que membros da equipe, especializados em combate a crimes em região de fronteira dos EUA, virão a Manaus para a troca de informações e desenvolvimento de ações estratégicas.

“Eu achei que foi um encontro maravilhoso. Nós vimos o trabalho que iremos desenvolver no futuro, em auxiliar com soluções práticas em segurança de fronteira. Nós conversamos bastante durante o encontro sobre soluções que podemos desenvolver juntos. Isso é um grande desafio, pelas dimensões do Amazonas, da Amazônia Brasileira e dos problemas do tráfico de drogas dos países vizinhos que são produtores de cocaína. Há várias áreas que precisam ser cobertas totalmente”, comentou.

FOTOS: CLÓVIS MIRANDA/SECOM

O gestor do Gabinete de Fronteira e Divisão de Estados, tenente-coronel Almir Cavalcante, classificou o encontro como muito produtivo e serviu para apresentar a realidade da fronteira do Amazonas, considerada a maior do país. “Essa troca de ideias com o pessoal da equipe do Estados Unidos foi muito boa para mostrar a problemática que nós enfrentamos aqui no nosso estado. Desde a cultura, que é diferente, até a distância continental do nosso estado”, comentou o militar.

O time de consultores da “Giuliani Security & Safety” que está em Manaus tem como membros uma equipe de renome internacional, diversificada e multicultural de chefes de polícia, técnicos forenses, agentes internacionais especializados em tráfico humano, tráfico de armas e drogas, além de operações militares, bem como em áreas de fronteiras.

Embora a GSS esteja sediada em Nova York e tenha auxiliado na implantação de vários programas bem-sucedidos de redução da criminalidade na cidade, a empresa também tem presença em projetos em nível global. Sua metodologia e técnicas foram utilizadas em mais de 18 países na América Central, América do Sul e Caribe, bem como na Europa, África e Oriente médio.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS