O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD), destinou R$ 700 mil para a compra de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manacapuru (a 84 quilômetros de Manaus). O valor foi destinado através de uma Emenda Parlamentar apresentada ao Orçamento Estadual, que já foi aprovado e será executado este ano.

JOSUE

A emenda, segundo o presidente, atende a um pedido do prefeito eleito de Manacapuru, Beto D’Ângelo (PROS), que em visita a Aleam explicou aos deputados a difícil situação dos hospitais do município. De acordo com prefeito, muitas pessoas precisam vir até Manaus para realizar exames. Para o presidente, os recursos deverão auxiliar na compra de equipamentos que possibilitem a realização desses exames, o que reduzirá as dificuldades enfrentadas pelos pacientes de Manacapuru que precisam desses exames.

O valor que será encaminhado às UBSs beneficiará cerca de 94 mil habitantes, população atual do município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A proposta que criou a emenda parlamentar orçamentária, que possibilitou a cada um dos 24 deputados indicar a aplicação de R$ 5,4 milhões do orçamento de 2017, foi aprovada em outubro do ano passado, e inspira-se no Congresso Nacional, onde já existem emendas orçamentárias nos mesmos moldes das apresentadas pelos deputados estaduais.

COMPARTILHAR