O Programa de Saneamento Integrado de Maués, Prosai Em Movimento, do Governo do Amazonas, segue avançando na Terra do Guaraná (a 268 quilômetros de Manaus). As melhorias que estão sendo implementadas pelo programa já começaram a gerar impactos positivos na vida da população, que será beneficiada com a revitalização das lagoas Maresia e Prata e seus entornos, além da construção de equipamentos sociais para melhoria da qualidade de vida. As obras iniciaram pela Lagoa da Maresia.

O Prosai é executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), com a co-execução da Prefeitura de Maués.

Indenizações, mudanças e demolições – Aproximadamente 20 famílias já foram indenizadas pelo programa e iniciaram o processo de mudança, para desafetação das áreas que vão receber as intervenções do Prosai. A equipe da Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab) retorna ao município nos próximos dias para dar continuidade ao pagamento das indenizações.

Os trabalhos de demolição dos imóveis desocupados foram iniciados pela construtora responsável pelas obras do Prosai. “Depois que a família é indenizada, o processo de reassentamento segue com a mudança de endereço. Essa fase é acompanhada pela equipe social do ProsaiMaués, que oferece todo o suporte aos envolvidos na organização da logística. Depois que a família está instalada no novo endereço, o acompanhamento continua, para que sejam verificadas as condições da nova moradia, certificando a melhoria de vida da família”, explica a assistente social do Programa, Dayanne Perrone.

As práticas de reassentamento são aplicadas de acordo com as políticas operacionais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia o programa junto ao Governo do Amazonas, visando garantir direitos e minimizar os impactos causados pela mudança do local de moradia, assegurando a reposição da mesma.

Trabalho socioambiental – O calendário do próximo período conta com atividades de lazer e cultura, envolvendo os beneficiários do programa, bem como a comunidade em geral. Entre as ações, estão a exibição de filmes educativos e a implantação do projeto “Horta na Escola”, em instituições educacionais de Maués.

No início do mês, cerca de 100 funcionários da equipe operacional d passaram por uma capacitação com o objetivo minimizar os riscos de acidentes nos canteiros de obras e suas adjacências, bem como trabalhar a política de meio ambiente exigida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do Prosai, que visa o crescimento econômico em conformidade com a sustentabilidade ambiental.

Melhorias – Orçado em R$ 56.664.213,31, o Prosai vai beneficiar 11 mil famílias de Maués, contribuindo para a solução dos problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais, atuando também na zona rural, com melhorias ambientais das comunidades Sateré-Mawé. O projeto prevê a construção de área de recreação infantil, área para piquenique, espaço para atividades poliesportivas, estacionamento, praça, local para prática de atividades físicas, área de exposição e ciclovia.

COMPARTILHAR