Em Manaus, parque Largoa do Japiim terá luzes apagadas e abraço simbólico na Hora do Planeta

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Prefeitura de Manaus vai promover um abraço simbólico, no próximo sábado, 28, na lagoa do Parque Lagoa do Japiim, na zona Sul, como parte da programação da Hora do Planeta 2015. A proposta é que o abraço seja iluminado apenas por luzes de velas, simbolizando pelo terceiro ano consecutivo a participação de Manaus no movimento mundial criado em 2007.

IMG_7078 (1)

A programação no parque começará às 19h, com atividades diversas, incluindo a exposição de estandes, a promoção de pintura facial nas crianças, entre outras. As luzes serão apagadas durante 60 minutos, entre às 20h30 e 21h30, momento em que também serão realizadas atividades culturais, com shows acústicos. O evento também contará com a distribuição de mudas.

Cerca de 500 pessoas são esperadas para o evento cuja a participação do município ocorrerá por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Este ano, a programação cultural da Hora do Planeta foi estendida, começando nesta quinta-feira, 26, a partir das 10h, com uma exposição de trabalhos científicos sobre alternativas energéticas na Amazônia, do Centro de Desenvolvimento Energético do Amazonas, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A mostra ficará em cartaz até o sábado, dia da realização da Hora do Planeta.

O Parque Lagoa do Japiim possui no total 45 postes de iluminação pública que terão suas lâmpadas apagadas, juntamente com as luzes das salas da sede administrativa. Outro momento esperado será o acendimento simbólico de velas formando o número 60, que é a logomarca da Hora do Planeta e um abraço simbólico à lagoa.

A ação prevê também a distribuição de folhetos educativos sobre questões ligadas ao meio ambiente e de material de divulgação (como bonés, camisetas, chaveiros e adesivos) do movimento. Na ocasião, será feita também a coleta de assinaturas para a petição a favor da criação do Plano Nacional de Proteção de Nascentes, elaborada pelo WWF-Brasil. A programação contará ainda com exibição de vídeos institucionais e uma exposição fotográfica interativa organizada pelo Coletivo Artístico Difusão.

O movimento visa chamar a atenção para a necessidade de redução do consumo de energia e da emissão de gases de efeito estufa, com o compromisso de melhoria da qualidade de vida no planeta. Em Manaus, a iniciativa conta com a parceria da ONGl WWF Brasil, Grupo de Voluntários do Greenpeace, Associação Torcida do Amazonas, Associação de Moradores do Japiim, Faculdade Estácio do Amazonas, Uninorte, Ciesa, Boas Novas, Ulbra e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Para participar da Hora do Planeta 2015, as cidades brasileiras devem entrar em contato pelo e-mail cidades@wwf.org.br ou pelo telefone (11) 3061-0121. A partir deste contato será enviado um Termo de Adesão que deve ser assinado por uma autoridade municipal, formalizando a participação no movimento. Ao realizar seu cadastro, o município também recebe o guia Como Participar – Governos, com dicas para envolver a comunidade e divulgar sua participação em mídias locais – além de recomendações quanto à segurança (como, por exemplo, não apagar a iluminação pública de ruas e avenidas).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS