FOTO: AGUILAR ABECASSIS/SECOM

Para quem deseja curtir as férias de janeiro conhecendo mais sobre a cultura e diversidade amazônica, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), do Governo do Estado, oferece um roteiro recheado de exposições gratuitas sobre a cultura, história e economia da região. O local está aberto para visitações gratuitas de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O CCPA abriga o Museu do Homem do Norte, as bibliotecas Mário Ypiranga Monteiro e Arthur Reis, a Praça das Bandeiras, o Espaço Rio Amazonas – com um corredor em forma de túnel que estampa a imagem de um mapa do rio Amazonas -, e a exposição “Filhos de Nossa Terra”, com 19 esculturas feitas pelo artista Felipe Letterstten como homenagem a povos distintos do continente americano.

Também temos os espaços que visam inserir o visitante na realidade amazônica, como as Casas do Caboclo e da Farinha, o Barracão do Guaraná, Tapiri de Defumação da Borracha, Tapiri do Seringueiro e um dos pontos altos do tour cultural: a réplica da tribo Xapono Yanomam. Esta é uma oportunidade única para o visitante que deseja conhecer o modo de vida do povo yanomami sem precisar sair da cidade. O local é montado como réplica de uma casa indígena, usada para abrigar de 40 a 300 indivíduos, aproximadamente.

A visita guiada tem um tempo médio de 1h45. Oito guias turísticos apresentam o espaço em português, espanhol e inglês, além de libras (linguagem brasileira de sinais).

“A visita das pessoas não só de Manaus, como do Brasil e do mundo inteiro, é muita boa para divulgar a nossa cultura. Aqui, temos toda cultura, não só do Amazonas, mas de toda a região Norte, pois o leque cultural é muito grande. Para as pessoas que estão em casa de férias, para os turistas que estão visitando Manaus, vale a pena vir conhecer o Centro Cultural, conhecer um pouco mais da história do Amazonas”, explica um dos guias do CCPA, André Severiano.

Os turistas que estão visitando o CCPA nessas férias contam que estão encantados com a organização do Centro e com a riqueza natural que o Amazonas tem. Eles aprovaram a ideia da visitação do Centro Cultural nas férias. “Nas férias, as crianças ficam muito soltas. Quando o Governo faz a propaganda que tem um espaço cultural desse, é muito bom para essas crianças que ficam em casa ociosas nas férias. Adorei o Centro Cultural, estou impressionada com a organização e beleza desse lugar”, destaca Sandra Rocha, turista do RJ.

COMPARTILHAR