Em Itapiranga, projeto incentiva a participação das famílias na escola

Localizada no município de Itapiranga, distante 227 quilômetros de Manaus, a escola estadual Mileto Batista mobilizou 326 estudantes, matriculados entre o 1º e o 5º ano do ensino fundamental para participar da mostra “A arte na escola, família e sociedade”. No evento educacional, os alunos demonstraram para a população local e para seus familiares o resultado de projetos desenvolvidos no ambiente escolar.

76

FOTO – EDUARDO CAVALCANTE

A mostra foi precedida da realização de oficinas pedagógicas, orientadas por professores e realizadas um mês antes do evento. Na oportunidade, os alunos expuseram pinturas e apresentaram peças teatrais, além de números musicais e de dança.

 Para favorecer uma maior participação das famílias no ambiente escolar, os professores organizaram o evento inserindo a participação dos pais dos alunos nas exposições realizadas. “Fizemos questão de abrir oportunidade para que os familiares não somente conhecessem, mas participassem desta ação. Com este importante passo, acreditamos que a interação dos pais dos alunos com a escola será maior. Nossa meta é que eles acompanhem a vida escolar de seus filhos”, informou a gestora da escola, professora Simona Manuela Santos.

Conforme a professora Sílvia Andréia Garcia, o estímulo à participação das famílias é uma medida estratégica e trará resultados positivos para o processo de educação das crianças. “Todo esforço educacional só surtirá efeito se houver a participação das famílias dos alunos neste processo. O projeto conseguiu mobilizar as famílias, que se prontificaram em realizar um acompanhamento mais efetivo aos seus filhos matriculados na escola”, disse.

A gestora da escola lembrou que a mostra teve caráter interdisciplinar, sendo pensada para favorecer o ensino. “Um dos fatores trabalhados na mostra, foi a interdisciplinaridade, com os professores demonstrando aos alunos que o conhecimento é diversificado, mas que existe relação entre os conteúdos ministrados em disciplinas diferentes. Verificamos que os objetivos foram alcançados, com uma mobilização expressiva e com os alunos demonstrando o que aprendem em sala de aula”, explicou a gestora.

O evento escolar contou com a participação de acadêmicos de Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que promoveram atividades lúdicas e recreativas em benefício dos alunos da escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close