Em duas semanas de funcionamento, mais de 100 cirurgias são realizadas no Hospital e Pronto Socorro da Zona Norte

Facebook
Twitter
WhatsApp
 Publicado em: 7 de Setembro de 2017 11:17

Mais de duas mil pessoas serão atendidas na unidade dentro de uma programação especial de cirurgias agendadas para acontecer no prazo de até 90 dias. 

SAÚDE
FOTO: VITOR SOUZA/SECOM

A triagem é para atendimento no novo Centro Cirúrgico do Hospital e Pronto Socorro da Zona Norte – o maior do Norte e Nordeste -, no bairro Tarumã, em Manaus, A nova área ocupa dois andares da unidade, com dez leitos de UTI, 11 salas cirúrgicas e 112 leitos de internação.

 De  acordo com  David Almeida, a meta  é realizar, em 90 dias, um total de 2.340 cirurgias. “Estamos dando uma outra realidade à saúde pública do nosso Estado. Os investimentos nos grandes hospitais vão contribuir no nosso projeto de otimizar o atendimento, agilizar os procedimentos e acabar com filas de espera. Além disso, estamos reestruturando as unidades de saúde com a aquisição de equipamentos, ambulâncias e medicamentos”, destacou o governador.

A unidade já realizou quase mil consultas ambulatoriais – atendimento que prepara os pacientes para o procedimento cirúrgico – e aproximadamente, 100 cirurgias foram realizadas, sendo 31 de vesícula biliar, 32 de hérnia e 30 dermatológicas. 

Os pacientes que serão submetidos ao procedimento cirúrgico recebem todo o suporte na própria unidade. A média de tempo para a realização da cirurgia é de sete a 15 dias. Os pacientes que não estão com todos os exames necessários acabam realizando os mesmos no próprio hospital.

 Cirurgias de câncer – Dentre os procedimentos cirúrgicos realizados na unidade também contemplam pacientes com câncer de pele. “Nós temos muitos pacientes que estavam aguardando cirurgias de câncer de pelw, agendadas para 2018. Conseguimos fazer uma parceria e trazer esses pacientes para cá. Só nesse grupo do câncer já beneficiamos 30 pacientes que estavam com marcação para janeiro e vamos fazer muito mais”, ressaltou.

 O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), uma organização social sem fins lucrativos especializada em serviço de gestão hospitalar, é o responsável pela realização das cirurgias eletivas gerais no Hospital e Pronto Socorro da Zona Norte por apresentar a melhor e mais econômica proposta.  O Imed administra o Hospital da Zona Norte desde a inauguração da primeira fase da unidade, em 2014, com a abertura dos prontos-socorros adulto e infantil, que realizaram mais de 14 mil atendimentos, em julho.

 Desde fevereiro deste ano, com a inauguração da segunda etapa do hospital, o Imed é responsável, também, pela gestão do Centro de Diagnósticos, um moderno parque de imagens com capacidade para realizar 18 mil exames de alta complexidade por mês.

 Atualização de cadastro – Para agilizar os procedimentos, o coordenador do Centro Cirúrgico orienta que, os pacientes que aguardam por cirurgias eletivas de hérnia e vesícula, atualizem seus cadastros no Sistema de Regulação do Amazonas (Sisreg), em especial, o número de telefone. Para efetuar a atualização, o paciente deve se dirigir até a unidade onde o médico indicou a necessidade de cirurgia. Com o cadastro desatualizado, não se tem conseguido informar aos pacientes que seus procedimentos cirúrgicos estão agendados para serem realizados no Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte, em Manaus.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS