Em uma tarde de homenagens aos professores amazonenses, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a professora parintinense Keyla Regina Pontes Nogueira foi homenageada, nesta terça-feira (23), pelo presidente do Poder Legislativo, deputado David Almeida (PSD), com a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcellos Dias.

O presidente David afirmou que a homenagem é mérito da professora pelos grandes projetos desenvolvidos na área da Educação. Para ele, Keyla Regina Pontes Nogueira representa todos os professores, que são merecedores de homenagens, mas também de valorização e reconhecimento.

“Eu gostaria de estar homenageando todos os professores, a quem tenho profundo carinho. Mas aqui, em nome da professora Keyla Pontes, de Parintins, faço o reconhecimento a esses profissionais, homens e mulheres que servem e serviram a esse Estado com uma das profissões da mais alta honra”, pontuou.

O parlamentar lembrou ainda que a educação vai além dos professores e pedagogos e na oportunidade, pediu aos deputados José Ricardo e Sidney Leite, que estarão compondo a bancada amazonense em Brasília, no próximo ano, que lutem pelos administrativos da educação.

“A educação nãos e faz apenas com professores e pedagogos, mas com todos os trabalhadores, sejam eles administrativos, merendeiras, vigias. Deputado Sidney Leite e deputado José Ricardo, levem consigo a pauta de incluir os servidores administrativos para a divisão dos recursos do Fundeb”, solicitou David, aos seus colegas parlamentares.

Para a professora Keyla, que estendeu a homenagem a todos os profissionais da educação, é uma grande honra receber a Medalha. “É uma grande honra e não apenas a professora Keyla se sente homenageada, mas todos os profissionais da educação, incluindo os administrativos, merendeiros e vigiais e em especial, os servidores do interior do Estado do Amazonas e da minha querida Parintins, cidade que hoje eu represento neste momento”, salientou.

A professora
Com uma carreira consolidada desde 2005, a professora Keyla é autora de grandes projetos como o de dança para o resgate do educando ao ambiente escolar, na modalidade Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Outro projeto é o “Opinião”, que trabalhou a temática de lixeira pública de Parintins e ganhou a primeira colocação no evento PCE de Portas Abertas, financiado pela Fapeam.

Na XIX Conferência Brasileira de Folkcomunicação, Keyla apresentou o artigo sobre a invisibilidade simbólica feminina e relações de dominação: Um olhar a partir das lavadeiras do Piraí no Andirá-Amazonas.

Medalha
A medalha foi criada pela Resolução Legislativa número 459/2009, um projeto da professora e ex-deputada Therezinha Ruiz, eleita novamente deputada este ano, e alterada pela Resolução Legislativa número 563/2013, do deputado Sidney Leite (PSD).

Por meio dela são homenageados profissionais da área de Educação que se distinguirem por seus méritos, tanto na educação pública como privada, no âmbito do Estado do Amazonas.

No total, 37 profissionais da área de educação apontados como destaque em suas atividades, durante o ano de 2018 foram homenageados, sendo 24 indicações dos deputados, 10 indicados pelo Fórum de Educação, duas pela Mesa Diretora e uma pelo Conselho de Educação da Aleam.

COMPARTILHAR