CMM participa de solenidade que representa a mais alta condecoração do TCE-AM

 

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Joelson Silva (PSDB), representou a casa legislativa na solenidade da mais alta condecoração do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), a Medalha Colar Mérito de Contas. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (11), no auditório da Corte de Contas, como parte das comemorações pelo aniversário de 69 anos do órgão, que ocorre na segunda-feira (14/10).

Das 22 personalidades premiadas pelos serviços relevantes prestados à sociedade amazonense, quatro foram homenageadas in memoriam e tiveram suas  condecorações recebidas pelos próprios familiares, das mãos da Conselheira Presidente do TCE, Yara Lins dos Santos.

Joelson Silva fez parte da mesa e destacou a iniciativa do tribunal como um grande gesto em prol de pessoas e instituições que fazem ou fizeram muito pela cidade de Manaus e o estado do Amazonas como um todo.

“É um reconhecimento pelo trabalho, pela transparência e seriedade com que tratam as contas públicas, em Manaus e nos demais municípios. Sinto-me lisonjeado em estar aqui, representando um poder legislativo que também prima por isso, todos os dias”, ressaltou o presidente da CMM.

Yara Lins fez um pequeno relato em que destacou a desenvoltura do TCE em atuar no combate aos desvios de recursos e na exigência pela implementação de boas práticas junto aos funcionários do órgão.

“Ao longo dessas quase quatro décadas de existência, o TCE vem investigando diuturnamente a aplicação dos recursos estaduais e municipais. Realizamos em média 43 sessões plenárias por ano, julgando e apreciando prestações de contas e processos de alta relevância. Fiscalizamos anualmente 62 municípios, incluindo Manaus. Desta forma, vislumbro a possibilidade de grandiosas melhorias em nossas atividades, mas não posso deixar de lembrar de tudo o que foi e vem sendo feito por nossos servidores, pelos membros desta corte. Todos estão de parabéns”, relatou a presidente.

Sobre todos os homenageados e, principalmente, os que já não estão mais entre nós, a magistrada disse que representa um ato de justiça para aqueles que espalharam exemplo e competência por onde passaram em suas vidas funcionais.

“Ademais, destaco também os auditores e procuradores aposentados do TCE”, finalizou Yara Lins.

Gratidão

Entre os homenageados, o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-AM), Yedo Simões, citou o grande orador romano Cícero, para agradecer ao TCE pela condecoração.

“Cícero dizia que nenhum dever é mais importante que a gratidão. E assim quero deixar registrado, senhora presidente. Esse gesto ficará registrado por nosso intermédio, em algo muito maior do que a moldura de um quadro. Ficará na memória do meu coração”, disse Yedo Simões.

Sobre a Medalha

A Medalha Colar do Mérito de Contas foi instituída por meio da resolução nº 01, de 7 de abril de 2005, e é conferida aos cidadãos que, por suas realizações e seus méritos, tenham se tornado merecedores do especial reconhecimento do TCE-AM.

A escolha dos agraciados foi aprovada em reunião administrativa dos setes conselheiros, que compõem o colegiado.

Veja a lista dos condecorados:

Aguinelo Balbi (Promotor)

Alcides de Freitas (In Memoriam) (Auditor TCE-AM)

Alfredo Alexandre Menezes Júnior        (Superintendente da Suframa)

Carla Maria dos Santos Reis        (Desembargadora TJ-AM)

Carlos dos Santos Braga  (Empresário)

Cleinaldo de Almeida Costa         (Reitor da UEA)

Dalila Martins Da Silveira  (Auditora aposentada TCE/AM)

Edmir Netto de Araújo        (Professor)

Estêvão Mallet         (Advogado)

Etivaldo Paes Barreto        (Auditor aposentado TCE-AM)

Félix Valois   (Advogado)

Ivan Lelis Bonilha   (Conselheiro do TCE-PR)

Josué Cláudio de Souza Neto     (Presidente Aleam)

Manoel do Carmo Chaves Neto  (Ex-deputado)

Miguel Barrella (In Memoriam)     (Procurador TCE/AM)

Mustafa Milton Amed         (Médico)

Nazareth Ferreira Serpa (In Memoriam) (Auditora TCE-AM)

Nélia Caminha Jorge         (Desembargadora TJ-AM)

Pedro de Souza Lobo (In Memoriam)     (Auditor TCE-AM)

Sylvio Mário Puga Ferreira           (Reitor Ufam)

Xavier Autran Franco de Sá Filho          (Procurador de Contas aposentado TCE-AM)

Yedo Simões de Oliveira   (Presidente TJ-AM)

Fonte: TCE-AM

Texto: Valdete Araújo – Assessoria da Presidência/CMM

Close