FOTO:DIVULGAÇÃO/SEC

Com o intuito de celebrar a história e a cultura de Cuba, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), em parceria com o Consulado de Cuba em Manaus, promoverá de 6 a 8 de novembro, às 19h, a Mostra de Cinema Cubano, no Cine Teatro Guarany (Avenida Sete de Setembro, 1546, Centro – Vila Ninita). A entrada será gratuita.

 No primeiro dia da mostra (06/11) será exibido o drama musical “A Bela de Alhambra” (1989). Dirigido por Enrique Pineda Barnet, o filme conta a história da jovem dançarina Rachel, que sonha em se tornar uma artista famosa no Teatro Alhambra, um lugar só para homens. A obra é baseada no romance “Canción de Rachel”, de Miguel Barnet.

 Já na terça-feira (07/11), o público poderá assistir ao filme “Cidade em Vermelho” (2009), dirigido por Rebeca Chávez, e que traz uma reflexão sobre a violência e como ela deixa sua marca nas pessoas. Nesta obra, a diretora também faz uma releitura das personagens do romance “Bertillón 166” e da história da própria Santiago de Cuba.

O filme a ser exibido na quarta-feira (08/11), último dia da mostra, é “Os Deuses Quebrados” (2008), de Ernesto Daranas, e foi selecionado ao Oscar em 2010, na categoria de filmes estrangeiros. Na trama, a professora universitária Laura investiga o cafetão cubano “Alberto Yarini y Ponce de León”, e ao tentar demonstrar a validade do personagem lendário, ela entra em uma das áreas mais complexas da realidade atual de Havana.

Ainda no mesmo dia, após a exibição de “Os Deuses Quebrados”, haverá a degustação de comidas típicas de Cuba, como arroz congrís, carne de porco, macaxeira com molho à cubana e bananas fritas.

 “Celebramos em 20 de outubro o dia Nacional da Cultura Cubana, e este ano também estamos comemorando o aniversário de 150 anos desta data especial para nós cubanos, pois foi a primeira vez que cantamos o hino do nosso país, em 1868. A Mostra de Cinema vem para encerrar a programação de comemoração por este dia”, explica o cônsul geral de Cuba em Manaus, Turcios Lópes.

Todos os filmes da Mostra são recomendados para maiores de 14 anos.

COMPARTILHAR