FOTO: ALFRAN LEAO

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) fechou as atividades deste ano 2017, na manhã desta quarta-feira (20), com avanços positivos e conquistas dentro de uma agenda positiva que se estenderá ao próximo ano, como ressaltou o presidente do poder legislativo, vereador Wilker Barreto (PHS), durante os trabalhos da última sessão ordinária antes do recesso parlamentar, que começa nesta quinta-feira (21).

Na ocasião, Wilker Barreto destacou também o empenho da Mesa Diretora e da Diretoria legislativa (DL) pelo esforço nas emendas de todos os projetos de Leis (PLs) tramitados neste ano de 2017. “Tivemos uma agenda de muito trabalho, fechamos o ano com pauta zerada, sem nenhuma pendência com a Mesa Diretora. Aprovamos contas de ex-prefeitos que estavam engavetadas desde 1998. Provo mais uma vez que não engaveto os projetos, tudo é apreciado pelo Plenário”, ressaltou.

O Gerente do Departamento de Registro Parlamentar da Câmara, o servidor Francisco Lima, relata o bom desempenho das proposituras nesta legislatura. “Nós tivemos um balanço de aumento substancial, por exemplo até o dia 19 dezembro, foram apresentados neste ano três mil cento e trinta e sete requerimentos, quinhentas e vinte três indicações e trezentos e trinta e sete moções e Três mil novecentos e noventa e sete proposituras”, destacou.

De acordo com o Departamento de Registro procedeu as seguintes atividades em 2017: Foram realizadas a Sessão Solene para leitura da Mensagem do prefeito, cento e dezenove Reuniões Ordinárias, doze Reuniões Extraordinárias/Compensatórias e cinquenta e nove Sessões Solenes/Especiais.

Foram feitos 4.312 pronunciamentos em plenário, assim distribuídos: 1.043 no Pequeno Expediente, 455 no Grande expediente, 497 apartes, 911 Questões de Ordem, 113 Comunicados parlamentares, 206 tribunas Populares, 1.087 outras manifestações. Foram encaminhados à publicação 137 Proposituras de Lei, distribuídos em: 80 leis sancionadas, 11 leis promulgadas, 31 Decretos legislativos, duas Emendas à Loman e 13 Resoluções.

COMPARTILHAR