Câmara homenageia presidente da Fundação Dr. Thomas com Medalha de Ouro

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) condecorou na manhã desta sexta-feira (26), com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, a diretora-presidente da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas, Martha Moutinho da Costa Cruz, pelos relevantes serviços prestados à cidade de Manaus e pelo comprometimento e dedicação aos idosos. A Sessão Solene, de autoria do vereador Claudio Proença (PR), foi presidida pelo presidente da Casa Legislativa, Joelson Silva (PSDB), ocorreu no Plenário Adriano Jorge e teve a presença de autoridades, amigos e familiares da homenageada.

A medalha foi entregue pelo pai da homenageada, desembargador Ari Jorge Moutinho, que representou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), durante a solenidade, que foi embalada pelo coral “Vozes de Ouro”, formado por 18 idosos do Parque do Idoso, além do cantor e compositor Célio Costa e do flautista Carlos Alexandre.

A diretora-presidente reconheceu que o gesto da CMM ficará marcado na vida dela, assim como lhe trará maior responsabilidade, de agora em diante. “Saio daqui com imensa sensação de carinho e, ao mesmo tempo, com maior responsabilidade de que ainda preciso contribuir com exaustão para que essa honraria dignifique ainda mais o trabalho de cuidar do idoso, promovendo mais qualidade de vida, bem como continuar a desenvolver mecanismos facilitadores para as políticas voltadas para o idoso”, disse Martha Moutinho.

Joelson Silva destacou que o trabalho na Fundação Dr. Thomas é realizado com amor, aos idosos, e deixa marcas importantes. “Essa homenagem fecha um ciclo importante à sua família que também tem prestado relevantes serviços à sociedade manauara”, disse o presidente da CMM.

O autor da homenagem, Claudio Proença, destacou a participação dele no projeto “Filhos por um Dia”, proporcionado pela Fundação Dr. Thomas. “Nessa ação, percebi no olhar e na fala dos idosos, o acolhimento carinhoso que a fundação tem por eles. Isso é resultado de um trabalho que é transformado desde 2009 pela presidente Martha Mousinho. O verdadeiro reconhecimento não virá dos homens e sim de Deus. Parabéns pelo esforço dedicado com carinho aos idosos”, ressaltou Proença.

A homenagem também foi acompanhada pelas seguintes personalidades:  vereadores Hiram Nicolau (PSD), Elias Emanuel (PSDB), Dante (PSDB) e Chico Preto (PMN); secretário Extraordinário do Município, Luis Alberto Carijó;  conselheiro Ari Jorge Moutinho Júnior (Tribunal de Contas do Estado – TCE/AM); deputado Wilker Barreto (Podemos), que representou a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam); subprocuradora Geral do Município,  Maria de Lourdes Lobo da Costa (mãe da homenageada); presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Amazonas, Marco Aurélio Choi; ex-deputada federal e atual secretária municipal da Mulher, Conceição Sampaio; convidados e demais autoridades.

Sobre a homenageada

Martha Moutinho da Costa Cruz nasceu em 19 de novembro de 1977, na cidade de Manaus. É filha de Ari Jorge Moutinho da Costa e Maria de Lourdes Lobo da Costa, casada com Clóvis Ferreira da Cruz Júnior e mãe de Laila e Sophia Moutinho Dabela Cruz.

Graduada em Psicologia pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Manaus (Ulbra) e graduada em Direito pela Universidade Paulista (UNIP). Pós-graduada em Psicologia Jurídica pela Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) e pós-graduada em Gerontologia e Saúde do Idoso e em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa pela Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Amazonas (UnATI/UEA).

Longevidade

Martha Moutinho é diretora-presidente da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas, desde 2009. Na gestão dela foram criadas condições para promover a longevidade com qualidade de vida, com o programa ILPI – Instituição de Longa Permanência, os serviços de prevenção e manutenção da saúde do idoso foram ampliados por profissionais especializados, como cuidador,  maqueiros fisioterapia, nutrição e reabilitação, para atender o idoso em suas necessidades diárias, como também a reestruturação  e ampliação na organização de equipes multiprofissionais e atendimento pela manhã e à tarde, realizando, também, atendimentos em domicílio, pensando na saúde, ocupação e integração do idoso; com a organização de diversas atividades, em especial as atividades físicas, esportivas e ações de cidadania, em de defesa e garantia dos direitos dos idosos.

A FDT foi considerada referência em atendimento à pessoas idosas. É a única instituição pública na Região Norte a atender idosos em regime de moradia, deixando de ser vista como asilo, transformando-se em instituição de Longa Permanência para idosos (ILPI).

Close