‘Boi Manaus’ reúne quase 40 mil pessoas na primeira noite e abre as comemorações pelos 349 anos da capital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Leonardo Leão / Manauscult

Aproximadamente 40 mil pessoas coloriram de azul e vermelho o Complexo Turístico Ponta Negra, na zona Oeste, na primeira noite da 21ª edição do Boi Manaus, neste sábado, 20/10. O evento é realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e abre as comemorações dos 349 anos da capital amazonense, comemorado no dia 24.

A abertura do primeiro dia de Boi Manaus contou com a apresentação do cantor Paulinho Vianna e do Grupo Kuarup. Ambos estão entre os três artistas que foram selecionados para a festa durante o Esquenta. Juntos, eles animaram o público que chegava à Ponta Negra cantando toadas antológicas e atuais dos bois Garantido e Caprichoso.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, o novo formato e toda a estrutura dispensada à realização do Boi Manaus 2018, que envolve a integração das secretarias da administração municipal, são o segredo para o sucesso de público e também para a consolidação do evento como produto turístico.

Foto: Leonardo Leão

“Essa grande festa da cidade, que já é tradição e faz parte do calendário nacional de festas populares do Brasil, marca, há 21 anos, as comemorações do aniversário de Manaus e sempre emociona pela diversidade e pluralidade que se reúnem para curtir o boi-bumbá. Vemos que a renovação, com novos artistas que se apresentaram na primeira noite, foi bem recebida pelo público. Cada vez mais o Boi Manaus se consolida como um dos principais produtos turísticos da capital da Amazônia”, afirmou Bernardo.

O evento de aniversário da cidade contou ainda com uma novidade. O trio que trazia os artistas Cezar Pinheiro e Carlos Batata contava com a presença de um intérprete de Libras, Eric Telles, que viu na oportunidade um passo para que as pessoas com deficiência auditiva possam participar de grandes festividades.

Foto: Leonardo Leão

“Participo da interpretação no Festival de Parintins desde 2014 e o convite veio do Carlos Batata para fazermos esse trabalho juntos. Quero muito que todas as secretarias, estaduais ou municipais, abram espaço para o nosso trabalho”, disse o intérprete. “Precisamos atingir esse público com nossa musicalidade e cultura”, completou Batata.

O primeiro dia de Boi Manaus contou ainda com as apresentações dos grupos A Toada e Canto da Mata, além dos cantores Robson Jr., Helen Veras, Fábio Casagrande, P.A Chaves, Prince do Boi e Carlinhos do Boi.

Público

Segundo a organização da festa, 37.801 pessoas brincaram de boi na Ponta Negra. Atento a todos os trios que passavam pela sua frente, o funcionário público Luiz Carlos Ferreira revelou se sentir impactado ao participar pela primeira vez de um evento de boi-bumbá. Luiz, que é de São Paulo, contou que conheceu Manaus em 2003.

“Voltei agora e confesso que estou surpreso com tudo na cidade, o quanto ela mudou e está oferecendo mais coisas aos seus e aos turistas. Essa festa, então, ainda não consigo mensurar o que estou sentindo. Me arrepio com cada artista que passa, mesmo sem decidir se sou vermelho ou azul”, contou Luiz.

Mais adiante, uma garotinha chamava atenção ao dançar sob o olhar atento dos pais. Isabella, de 4 anos, ostentava um look todo azul em reverência ao boi Caprichoso, enquanto os pais, Meg Nunes e Weller Souza, estavam com camisas do Garantido. “Foi influência da madrinha. E não adianta a gente falar nada, ela dança, brinca, mas se perguntam para qual boi torce, ela fala Caprichoso”, revelou a mãe.

Foto Marinho Ramos/ Semcom

Além de unir as cores dos bois-bumbás tradicionais de Parintins, a festa do Boi Manaus também é tradição para muitas famílias. O aposentado Eurides Silva veio acompanhado da esposa e dos dois filhos e disse que, desde quando começou o evento na cidade, acompanha a festa.

“Para mim, que acompanha desde o começo, é muito gratificante ver o quanto essa festa cresceu. Eu adoro vir. Minha família aceitou essa paixão e acabou se ‘contaminando’ também. Torcemos para o Boi Garantido, mas aqui nessa festa não tem essa. É todo mundo junto para brincar de boi”, disse Eurides.

Ápice

O apogeu do primeiro dia aconteceu durante a apresentação do cantor Arlindo Junior. Comemorando 30 anos de carreira, o artista esteve afastado do Boi Manaus ano passado por problemas de saúde e contou que estava emocionado por poder reencontrar os fãs. “Por tudo que a gente tem travado, esse ano consegui estar aqui e rever uma galera que torce para nos ver em eventos como este é algo que me emociona”, declarou o artista.

No trio, Arlindo recebeu o presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá, o apresentador Edmundo Oran, a nova Rainha do Folclore, Cleise Simas, e o tripa do boi, Alexandre Azevedo. Juntos, cantaram parabéns para o bumbá que, nesse dia 20, comemorou 105 anos.

O último artista a se apresentar em trios foi o levantador do Garantido, Sebastião Junior. Arrastando um mar de gente, o cantor agradeceu a oportunidade em participar e ressaltou a força do movimento cultural. “Eu agradeço por estar presente mais uma vez nessa festa em comemoração ao aniversário de Manaus, uma festa que o povo merece, num ritmo que o Brasil todo conhece. O boi-bumbá tem muita força ainda e aqui está a prova disso”, destacou Sebastião.

A festa foi encerrada com uma grande apoteose dos bumbás que disputam o Festival de Manaus. Brilhante, Garanhão e o atual campeão Corre-Campo fizeram a festa no anfiteatro da Ponta Negra, apresentando suas toadas e itens oficiais. O Boi Manaus continua neste domingo, 21/10, a partir das 16h, com os trios elétricos na Ponta Negra.

Operação

Para a realização do primeiro dia de festa do Boi Manaus, o Gabinete de Gestão Integrada da Prefeitura de Manaus operou com um total de 1.125 servidores por meio das secretarias municipais de Comunicação (Semcom), de Saúde (Semsa), da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), de Limpeza (Semulsp), de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), além dos Institutos Municipais de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e de Planejamento Urbano (Implurb), da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), da Casa Militar, da Visa Manaus, do Fundo Manaus Solidária e de órgãos como o Juizado de Menores, Corpo de Bombeiros e as polícias Civil e Militar.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS