FOTO: Michael Dantas/SEC

Abrindo a temporada de férias, nesta quinta-feira (04/07), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), vai reativar a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira em novo endereço. Agora, o espaço dedicado a crianças de 3 a 10 anos funcionará no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), localizado na avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial I, antiga Bola da Suframa.

No novo endereço, a biblioteca, que funcionava no Centro de Manaus e recebia somente visitas agendadas, vai aumentar o número de frequentadores, além de agregar o Cine Silvino Santos, que já funciona no CCPA.

A Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira vai manter o sistema de divisão por estações. O percurso será montado ao redor da cúpula do CCPA com a “Estação da Meditação”, onde as crianças fazem um alongamento e relaxam antes de começar a visita. Em seguida, passarão pela “Estação da Ciência”, na qual aprendem sobre o corpo humano.

Depois vão para a “Estação da Leitura e do Conto”, que é o coração da biblioteca e onde tem mediação de leitura e narração de histórias, apresentação de diferentes tipos de livros, e onde as crianças conhecem a história de Emídio Vaz, que dá nome ao espaço. Finalizando a primeira parte do roteiro, chega-se a “Estação das Artes”, onde as crianças participam de oficinas de arte-educação.

A visita termina na “Estação de vídeo”, que será agregada ao Cine Silvino Santos, assim como a “Estação da Astronomia”, na qual as crianças fazem uma viagem imaginária através do sistema solar.

Cada visita tem duração de 1h30 e é limitada a 30 crianças por vez.  O secretário de Cultura, Denilson Novo, ressalta a importância do espaço funcionar no complexo multicultural. “As crianças terão acesso ao acervo da Biblioteca, às atividades pedagógicas que ela oferece e ainda poderão conhecer um pouco mais sobre a cultura amazônica nos espaços do CCPA, como o Museu do Homem do Norte, a Casa do Caboclo e a Casa da Farinha”, afirma Novo. “É importante esse contato com a realidade local”.

Sobre a biblioteca – Inaugurada em 28 de novembro de 2001, a Biblioteca Infantil Emídio Vaz D’Oliveira atende crianças de 3 a 10 anos, oferecendo serviços de biblioteca especializada, desenvolvendo diversas atividades como visita guiada, mediação de leitura, oficinas de artes-educação, exibição de filmes, brincadeiras e dinâmicas, além de orientação à leitura e pesquisas escolares.

Serviço: Início das atividades da Biblioteca Infantil Emídio Vaz no CCPA
Data/hora: 5 de julho, quinta-feira, às 14h
Local: Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2222, Distrito Industrial I – Antiga Bola da Suframa)
Entrada: Gratuita

COMPARTILHAR