Uma equipe de 200 trabalhadores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) iniciou mutirão de limpeza esta semana no Santo Antônio. O serviço vai ocorrer por mais 15 dias no bairro e compreende capinação, varrição, coleta de lixo pesado e remoção mecanizada.

KV - MUTIRÃO DE LIMPEZA DISTRITO INDUSTRIAL (2)

Equipamentos específicos, como pás carregadeiras e mais de 20 caçambas, são usados no trabalho. “Nesta operação, a população pode descartar o lixo pesado que, normalmente, não é recolhido pelos coletores que passam diariamente, como entulhos, eletrodomésticos e peças em madeira ou metais que não devem ser descartados em qualquer local”, explicou o secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias.

O bairro Santo Antônio é considerado um dos mais antigos de Manaus, com mais de 20 mil habitantes e seis mil domicílios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mais de 70 mil toneladas de resíduos, em 1 mil quilômetros, foram retiradas dos bairros pelos mutirões de limpeza realizados nos primeiros meses deste ano. As ações ocorreram na Cidade Nova, Petrópolis, Praça 14, Nova República, Avenida Professor Nilton Lins – Flores, Comunidade Deus é Fiel (Santa Etelvina), Vale do Sinai, Monte Sinai, Conjunto Aruanã, Cidade do Leste (Grande Vitória), Novo Aleixo, Armando Mendes, Braga Mendes, Nova Cidade, Nova Esperança e Distrito Industrial (área da BR-319), Compensa 1 e 2 e Alvorada.

Mutirões em 2014

Em 2014, mais de 100 localidades, entre conjuntos e bairros de Manaus, foram percorridas. Destes locais, foram recolhidos quase 170 mil toneladas de resíduos volumosos, entulhos e inservíveis e outros tipos de resíduos, correspondendo a uma taxa de execução da coleta de 84 toneladas por Km.

COMPARTILHAR