A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), por meio de sua Diretoria de Saúde, inicia na próxima segunda-feira (5) as ações da campanha Novembro Azul, com o objetivo de informar e conscientizar os servidores e seus familiares sobre a importância de cuidar da saúde do homem e a necessidade de realizar os exames de prevenção ao Câncer de Próstata.

O diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, disse que há alguns anos os profissionais de saúde vêm acompanhando um crescimento considerável nos casos dessa doença. Segundo o médico, em 2018 serão registrados, em todo o Brasil, cerca de 65 mil novos casos de câncer de próstata. “Quando é diagnosticado no início, a chance de cura é de mais de 90%”, explicou Andrade, completando que se o diagnóstico não for precoce, “essa doença é fatal”.

Segundo dados da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), apenas de janeiro a junho de 2018, foram registradas 33 mortes por essa doença no Estado. Pela previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Amazonas, 5.880 homens devem ser atingidos pelo câncer de próstata este ano. “Por isso nós queremos que os homens cuidem da sua saúde. Essa é a nossa luta em novembro”, afirmou o diretor. Diante disso, a campanha inicia com a palestra “Patologias da Próstata”, que será realizada pelo médico urologista Luis Miguel.

O encontro acontecerá às 9h, no Auditório João Bosco, na Escola do Legislativo. Após a palestra será realizados sorteio de brindes aos participantes. Já na terça feira (6), a partir das 7h, acontecerá a coleta de sangue para a realização do exame de PSA, no Centro Médico Carlos Avelino. Após a coleta de sangue, nos horários de 8h ás 14h e de 13h ás 17h, acontecerão os exames de ultrassom. As consultas com o médico urologista serão realizadas na quinta-feira (8), também nos turnos matutino e vespertino.

Os exames e consultas serão realizadas em razão da parceria firmada com a Clínica Uroclin, que fez um pacote promocional e permitiu que os servidores pagassem o valor em até duas parcelas.

COMPARTILHAR