Artesão cadastrado na Prefeitura é finalista em concurso nacional

Facebook
Twitter
WhatsApp

O artesão Denizal Melo, cadastrado da Prefeitura de Manaus, no banco de dados da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), é o único amazonense entre os 70 selecionados para a final de um concurso promovido pela Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte), que será realizada de 4 a 15 de julho, em Pernambuco.

A Fenearte faz parte do Programa do Artesanato de Pernambuco (PAPE) e é também a maior feira de artesanato da América Latina. O evento, que conta a participação de artesãos de todo o mundo, já está em sua 19ª edição e tem como tema este ano o Legado do Mestre Salu, considerado uma das maiores autoridades em cultura popular pernambucana.

Primeira vez

Pela primeira vez, a Semtrad vai levar ao evento cinco de seus artesãos cadastrados no Departamento de Economia Solidária. Coincidência do destino ou não, Denizal é um dos artesãos que já estavam selecionados para apresentar seus produtos durante a feira. Adepto da técnica de escultura tecnológica, que faz uso de resíduos eletrônicos e material reciclável como matéria-prima, o artista emplacou três de suas obras em três categorias: ‘Quadro Anjo’ em Arte Reciclada; ‘Motocicleta Verde Custon’ em Design Reciclado e ‘Jeep Futurístico’ em Artesanato Reciclado.

O diretor do Departamento de Economia Solidária, Virgílio Melo, parabeniza o artesão e lembra quando conheceu o trabalho dele. “O trabalho que ele realiza é de extrema responsabilidade ambiental, criativo, realmente digno de um grande artista. Quando a gente viu o trabalho do Denizal, tivemos a certeza de que precisávamos dar todo apoio e incentivo para que ele conseguisse o destaque que o trabalho dele merece. Percebemos que trilhamos o caminho certo, quando recebemos a notícia de que ele está indicado em três categorias renomadas da Fenearte. Isso sem dúvida é uma vitória para ele e para a Semtrad”.

Denizal conta que, ao fazer sua inscrição, achava que apenas uma de suas obras seria selecionada. Para sua surpresa, aconteceu o contrário. Ele faz parte do seleto grupo de apenas 10 artesãos que estão selecionados nas três categorias. “Fiz minha inscrição sem pretensão alguma. Inscrevi três obras, achando que apenas uma delas iria passar. Mas quando recebi o resultado, para minha surpresa, eu estava indicado nas três categorias principais com as três obras”, disse ele.

A secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, parabenizou Denizal e festejou a classificação do artesão. “Denizal tem um trabalho muito importante ligado à economia criativa e presta também um grande serviço à causa ambiental. Ele transforma o que seria lixo eletrônico em produtos de decoração e de utilidade, tudo isto com muita criatividade e arte no processo de elaboração”, comentou, destacando que o prefeito Arthur Virgílio Neto é um grande incentivador da Economia Solidária e dos artesãos.

Sobre a Fenearte

Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a 19ª edição da Fenearte será realizada de 4 a 15 de julho de 2018 no Centro de Convenções de Pernambuco. Durante os 12 dias de evento, as mais surpreendentes criações artesanais do Brasil e do mundo podem ser encontradas no evento. A Fenearte, juntamente com o Centro de Artesanato de Pernambuco, tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS