FOTO: DIVULGAÇÃO FAPEAM

A partir de agora os aplicativos E-Fapeam e Fapeam Docs, que permitem o acesso ao conteúdo e as atividades desenvolvidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), também estão disponíveis para download na plataforma  iOS, para usuários de Iphone e Ipad. Em 2017  foi lançada a versão Android dos aplicativos.

Os aplicativos desenvolvidos pela Fapeam, em parceria com o Centro de Treinamento Samsung Ocean e o Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa (Ludus), ambos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), estão disponíveis para download, de forma gratuita, no App Store e Google Store.

A novidade é que os aplicativos, tanto para sistema Android quanto para o iOS, têm novas ferramentas e interfaces que deixaram o  visual moderno e de fácil acesso para os usuários.

Com o E-Fapeam o usuário fica por dentro dos editais lançados, decisões do conselho, tutoriais, serviços, redes sociais e notícias da Fapeam, entre outros serviços. Já o Fapeam Docs oferece ao usuário acesso as revistas digitais, suplementos, catálogos, relatórios e demais documentos.

“Os sistemas foram desenvolvidos dentro do Ludus pelos alunos sob a supervisão dos professores. Os novos aplicativos agora funcionam no sistema iOS e Android. E possuem várias melhorias técnicas e desempenho em relação a versão  anterior”, disse o coordenador do projeto, o doutor Jucimar Silva.

A pesquisadora e doutora em Ciências Biológicas Yamile Benaion Alencar disse que com os aplicativos da Fapeam os pesquisadores e demais usuários da plataforma online da instituição ganham rapidez no acesso a todas as informações científicas, o que dinamiza o processo de interação dos usuários com a instituição.

“Hoje os recursos da área de tecnologia da informação são indispensáveis para maior rapidez das informações importantes que a Fapeam disponibiliza diariamente e que contribuem de forma significativa para disseminação das informações de natureza técnica e cientifica em nossa região. Acredito que isso beneficia a todos os usuários e, principalmente, nós os pesquisadores que necessitamos estar por dentro dos lançamentos dos editais, tutoriais de prestação de contas e notícias relacionadas às nossas pesquisas”, informou.

Para a graduanda em Enfermagem Nataly Alves, que acompanha as notícias do cenário científico no portal eletrônico e na revista da instituição, com o aplicativo será mais fácil se manter informada sobre o que acontece no cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) no Amazonas.

COMPARTILHAR