Amazonino lança projeto para ordenar área da Manaus Moderna e combater a criminalidade

Facebook
Twitter
WhatsApp
Fotos: Clóvis Miranda

 

O governador do Amazonas, Amazonino Mendes lançou, na manhã desta sexta-feira (05/01), no Centro, zona sul de a capital, o projeto “Manaus Moderna”, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que tem como objetivo ordenar a região, que compreende o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, a feira e o porto da Manaus Moderna, e promover ações educativas e de combate ao tráfico de drogas e à criminalidade.

A SSP-AM já cadastrou 260 pessoas, entre guardadores de veículos e carregadores de cargas que atuam na Manaus Moderna, área de grande fluxo de pessoas, entre manauaras e turistas. Segundo Amazonino, o projeto lançado nessa região da cidade deverá ser levado para outras áreas de comércio na capital, levando cidadania e dignidade aos guardadores e carregadores, e paz aos clientes dos centros comerciais.

“Isso aqui é o primeiro. Deveremos ter vários outros momentos iguais a esse, em setores vitais espalhados pela cidade. As pessoas simples precisam da mão do Governo. É bom para todos: bom para eles, bom para a sociedade, para a própria população”, destacou o governador.

Amazonino ressaltou que a região da Manaus Moderna e Mercado Adolpho Lisboa era alvo de constante reclamação dos turistas e transeuntes que denunciavam os crimes naquela área. “Todos percebiam que aqui necessitava de uma intervenção urgente de Governo. Não apenas em termos de segurança. Mas de todos os sentidos. E foi isso que este secretário (Bosco Saraiva, titular da SSP) fez junto com outros setores do Governo e trouxe para cá o que a gente chama de organização da sociedade. É parte da sociedade sendo organizada”, ressaltou.

Segundo o governador, após 20 dias, depois que a Delegacia Móvel da Polícia Civil foi posicionada atrás do Mercado Adolpho Lisboa e parte da equipe da SSP-AM entrou em ação no cadastramento das pessoas, o índice de criminalidade na área reduziu significativamente. “Resolvemos também problemas dos dependentes químicos. Muitos deles já se dispuseram voluntariamente a um tratamento. Este alcance é ótimo. Todas à vezes que se faz uma intervenção dessa ordem, desse tipo, os resultados são significantes”, frisou o governador.

Entre os meses de novembro e dezembro de 2017, a SSP-AM realizou o cadastro dos trabalhadores com objetivo de identificá-los. Já foram cadastradas 260 pessoas. Desse total, 47 foram encaminhadas para cursos profissionalizantes, 39 para tratamento de dependência química e duas para matrícula escolar.

Fotos: Clóvis Miranda

 De acordo com o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, o projeto inédito do Governo do Estado vai ser implantado em todos os centros e aglomerados comerciais da capital. O próximo a receber o projeto é a feira do Produtor, no bairro Jorge Teixeira, zona leste.

O vice-governador salientou que além de identificar, monitorar e dar oportunidade de trabalho, o projeto oferece acompanhamento jurídico para aqueles cidadãos que têm pendência na Justiça.

O cadastro começou após denúncias de que supostos carregadores do porto da Manaus Moderna estariam ameaçando e até extraviando mercadorias e pertences de clientes que não aceitam os valores cobrados pelos serviços, além de denúncias de tráfico de drogas, roubos e furtos. Durante o trabalho, 16 foragidos da justiça e nove infratores com mandados de prisão em aberto foram capturados pela Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop). Na manhã desta sexta, mais duas pessoas foram presas em flagrante após furtarem clientes da feira.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS