Amazonas recebe novo sistema para controle do desmatamento

Facebook
Twitter
WhatsApp

 

Sinaflor será utilizado por todos os órgãos de proteção ambiental nos estados para controlar o processo da origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais

amazonas
Foto: Gilberto Soares

A partir do mês de junho, todo o corpo técnico do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) receberá treinamento para implantação e utilização do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), lançado pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, em Brasília, no último dia 7 de março, que contou com a participação da diretora-presidente, Ana Aleixo.

O Sinaflor é uma plataforma digital que será utilizada por todos os órgãos estaduais de proteção ambiental para conter o desmatamento nos biomas brasileiros. A plataforma desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem como objetivo garantir a conservação e dar mais transparência e segurança ao setor florestal no país. Além disso, o Sinaflor controlará todo o processo da origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais, além de rastrear desde autorização de exploração até o transporte, armazenamento, industrialização e exportação.

“O grande beneficiário desse sistema será o meio ambiente, mas o interessado também, pois poderá acompanhar todo seu processo em apenas uma plataforma. Tudo será no âmbito digital, não haverá mais papel”, destacou o gerente de Controle Florestal do IPAAM, Eduardo White, que esteve durante o lançamento do Sinaflor em Brasília, juntamente com a diretora-presidente do órgão, Ana Aleixo.

Esta ferramenta deverá ser utilizada por todas as gerências técnicas do IPAAM que tiverem relação com a supressão vegetal e o uso madeireiro, esclareceu White.

Sistema

O Ibama desenvolveu o Sinaflor para atender à Lei n° 12.651 de 2012 que estabelece a necessidade de um sistema nacional único para a gestão florestal no Brasil. O sistema integra o controle da origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais. O sistema nacional deverá integrar os dados dos diferentes entes federativos, coordenado, fiscalizado e regulamentado pelo órgão federal competente.

A transparência no controle da origem dos produtos florestais, rastreamento completo de toda a cadeia até o destino, segurança na transferência de créditos para o sistema do Documento de Origem Florestal (DOF) estão entre os principais benefícios do Sinaflor.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS