Amazonas encerra participação nos Jogos Universitários Brasileiros e fica na 11ª posição no ranking nacional

Chegou ao fim na segunda-feira (28/10), em Salvador, na Bahia, mais uma edição da etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), e o Amazonas ficou na 11ª posição no ranking nacional, divulgado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). Composta por 98 atletas amazonenses, que competiram em modalidades coletivas e individuais, masculino e feminino, a delegação contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que cedeu parte das passagens aéreas para a competição.

O Amazonas conquistou uma medalha de ouro no karatê feminino, com a atleta Ana Júlia, da Faculdade La Salle; um 4° lugar no futsal feminino, com as jogadoras da Faculdade Maurício de Nassau/Manaus; e três equipes ficaram na 5° posição. Contabilizando os resultados, a pontuação deverá ser suficiente para melhorar o nivelamento diante das outras equipes e levar a Faud para o Top 10 no ranking universitário nacional.

Medalhista de ouro nos JUBs pelo Amazonas, a carateca Ana Júlia Ximenes falou da sua satisfação pessoal com o resultado alcançado. “Treinei bastante e me dediquei. Estou tendo o retorno de todo o sacrifício feito para chegar até aqui, e agora é hora de voltar pra casa com mais essa conquista e comemorar”.

Avaliação – Para a vice-presidente do Regional Norte da CBDU e presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lilian Valente, a sensação com o término dos jogos é a de dever cumprido. “Não trouxemos tantas medalhas, mas com certeza melhoramos nossa posição no ranking, e isso é muito importante”, destacou, lembrou que o processo de evolução do desporto universitário é gradativo.

A competição – Em 2019, na fase final dos JUBs, 3.500 participantes dos 26 estados da Federação e o Distrito Federal, entre eles alunos-atletas e técnicos de 199 instituições de ensino, compuseram a festa do esporte universitário. Ao todo, foram 13 modalidades disputadas, entre elas basquete, basquete 3×3, cheerleading, e-games (Fifa e League of Legends), futsal, handebol, judô, karatê, natação, vôlei, vôlei de quadra e acadêmico.

Close