Aleam faz campanha de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis

Facebook
Twitter
WhatsApp

Mais de 300 servidores e visitantes participaram nesta terça-feira (27), das 8h às 14h, da 14ª Campanha de Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) promovida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em parceria com a Fundação Alfredo da Matta. A ação aconteceu no hall de entrada “Homero de Miranda Leão” da Casa e foi coordenada pelo Departamento de Saúde e Serviço Social.

aleam1

O trabalho faz parte da política de valorização do servidor criada pela administração da Aleam. Nos últimos anos, a Casa implantou programas sociais e de saúde direcionados à melhoria da qualidade de vida dos funcionários. Na ação desta terça-feira, servidores e o público externo realizaram testes rápidos de IST/Aids e receberam e orientações sobre como prevenir doenças sexualmente transmissíveis. No local, dois mil preservativos femininos e masculinos foram distribuídos.

De acordo com a psicóloga da Fundação Alfredo da Mata, Romena Bandeira, o Amazonas aparece em segundo lugar em todo o país em casos de IST/Aids e os três municípios com maior índice de infectados são Benjamin Constant, Parintins e Tabatinga. “São municípios com características de fronteira, o que facilita o intercâmbio de pessoas de outros países e estados e, com o comportamento de risco das pessoas, as infecções acabam ocorrendo. Prevenir ainda é a melhor solução”, disse.

O mesmo recado é dado pelo servidor do Departamento Financeiro da Aleam, Marcos Robério, que fez o teste e recebeu resultado negativo para qualquer infecção. “Eu estou tranquilo. O exame é muito importante para todos os servidores porque é preciso saber como está nossa saúde. Se a pessoa não souber como está a saúde, vai descobrir depois e de uma forma muito ruim”, afirmou o servidor da Casa.

Teste diário

Qualquer cidadão que tenha interesse em realizar os testes de IST/Aids pode procurar o Departamento de IST/Aids na Fundação Alfredo da Mata, na avenida Codajás nº 24, bairro da Cachoeirinha, zona Centro-Sul. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3632-5800, de segunda a sexta, a partir das 8h.

“A única maneira de identificar é com exames. Então muitas pessoas podem apresentar os sintomas das patologias e nem sabe. Nós oferecemos testes para identificar todas as infecções, entre elas hepatite B e C, além da sífilis, Aids, herpes genital e clamídia”, finaliza Romena Bandeira.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Telegram
Print

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCE - EM PAUTA

MANAUS

ASSEMBLEIA EM PAUTA

CÂMARA EM PAUTA

SÉRIE O AMAZONAS