Foto: Filipe Augusto

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) concederá, nesta quinta-feira (2), o Título de Cidadão do Amazonas à jornalista Celes Borges. A homenagem, que atende proposta do deputado estadual Josué Neto (PSD), será realizada no Plenário Ruy Araújo, às 10h.

Segundo Josué Neto, a entrega do título é uma forma de homenagear a jornalista pelos relevantes serviços prestados ao Estado do Amazonas e a capital Manaus na área de comunicação. Celes Borges nasceu na cidade de São Luís do Maranhão, em 1947. A jornalista iniciou sua carreira no magistério e foi a responsável pela criação do sistema de telessalas – que deu origem à metodologia de educação à distância – quando ainda era professora.

Já na carreira de jornalista, Borges foi responsável pela primeira Secretaria de Comunicação de Manaus na gestão do então prefeito Manoel Ribeiro. Recebeu prêmios e homenagens, como o de melhor diretora de telejornalismo concedido pelo Sindicato de Radialistas do Amazonas em 1976 e 1977, e o prêmio de destaque da comunicação pelo FIEAM-SESI- SENAI em 1978, no Rio Grande do Sul.

Borges já atuou como repórter, locutora, apresentadora, produtora e chefe de jornalismo da Rede Amazônica. Também foi secretária estadual e municipal de comunicação, assessora de comunicação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), secretária municipal de humanização, chefe da Agência de Comunicação do Estado e presidente da TV Cultura do Amazonas.

O título

O Título de Cidadão do Amazonas tem como finalidade homenagear personalidades que tenham prestado ao Estado, e ao povo, relevantes serviços, em qualquer campo de atividade, pessoal e diretamente.

COMPARTILHAR